Plano de marketing - knorr - unilever

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 84 (20996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Neste trabalho, apresentaremos um plano de marketing para a linha de sopas da marca Knorr, fabricada pela empresa multinacional Unilever. A primeira etapa do plano é a de levantamento de informações a respeito do produto, da empresa, do setor, dos fatores macroambientais, dos fornecedores, dos concorrentes, dentre outras, para a construção de um sólido banco de dados. Deposse das informações, é possível fazer um diagnóstico, com base no retrato tirado do mercado e de como a Knorr com sua linha de sopas está inserido nele. Então, será apontado um objetivo de marketing a ser alcançado no período de um ano (ou seja, este plano de marketing destina-se ao ano de 2013) e as ações para atingir o mesmo serão descritas também aqui neste documento.
Como ditoanteriormente, a Knorr é uma das marcas da Unilever, uma empresa com extrema expressão no mercado e presente em inúmeras casas brasileiras. Para começar a delinear este panorama e como informação primária, faz-se necessário conhecer um pouco mais a respeito da Unilever.



Apresentação da empresa

A história da Unilever começa no século XIX, na Inglaterra. Nesta época, o sabão era umproduto genérico,vendido por peso, e então William Hesketh Lever, por meio de sua empresa Lever Brothers, teve uma ideia simples, porém muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava. Assim nasceu o sabão Sunlight. Devido ao sucesso da ideia, em 1929 a Lever Brothers expandiu o negócio para outros países e uniu-se ao grupo holandês Margarine Unie, da área de alimentos, jáque ambos utilizavam o azeite de palma como matéria-prima para seus produtos. Desta fusão, veio a Unilever.
Neste mesmo ano, a empresa montou sede na cidade de São Paulo sob o nome de Irmãos Lever e, assim, passou a comercializar o sabão então nomeado Sunlight no Brasil. Hoje, possui 6 escritórios na cidade. Em 1960, ao adquirir a Cia. Gessy Industrial, a Irmãos Leve passou a adotar o nomeGessy Lever. Em 1970, a companhia decidiu entrar no mercado de alimentos, com o lançamento da margarina Doriana. Em 2000, a Gessy Lever adquiriu a Bestfoods, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que havia acabado de incorporar as operações da Arisco. Em 2001, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativa internacional, trocando seu nome e razão social para Unilever.Constitui, hoje, um enorme conglomerado de empresas, produzindo inúmeros produtos que vão desde o ramo alimentício até o da higiene e limpeza. No Brasil há 83 anos, a Unilever vem influenciando e sendo influenciada pelos costumes e valores da sociedade. Ao longo de tantas décadas, ela se tornou um ingrediente indissociável da cultura nacional, presença constante na lista de supermercado e,principalmente, na memória afetiva de muitas gerações. Com uma equipe de 13mil funcionários no país, atuando em território nacional com 25 de suas inúmeras marcas, oferecendo mais de 700 produtos, o faturamento da Unilever Brasil em 2011 ficou na casa dos R$12 bilhões.


A ideia de vitalidade é o fio condutor das ações da Unilever, é o alicerce para a maneira com que a empresa atua ao redor do mundo.Dentro desta idéia, esta a missão da Unilever, que é trazer mais vitalidade aos seus consumidores, pensando principalmente em melhorar a qualidade da saúde, higiene e alimentação em seus produtos, para melhor beneficiar o consumidor final. Já como visão, a Unilever propõe ser reconhecida e admirada no Brasil por sua liderança inovadora e pela responsabilidade e respeito com que conduz seusnegócios junto à sociedade e aos funcionários. A Unilever tem princípios bem estabelecidos, respeitando a lei, pensando no meio ambiente, apóia a concorrência leal, envolve-se em atividades com a comunidade e conduz com transparência os seus negócios.











Ambiente Interno


O atual presidente da Unilever no Brasil é o argentino Fernando Fernandez, que assumiu o cargo em...
tracking img