Plano de marketing digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING DIGITAL

Plano de Marketing Digital
Azul Trip S.A.

Porto Alegre Julho de 2012

SUMÁRIO





1 INTRODUÇÃO

A internet não é simplesmente um paraíso cibernético para reservas de viagens ou conveniente check-in, é o mais importante canal de vendas tanto em termos de passagens aéreas quanto de todas fontes dereceitas adicionais das empresas do segmento. Em termos de interação da marca, muitas vezes é o primeiro encontro do passageiro com uma companhia aérea. Em termos de comercialização, é a plataforma mais eficaz para a introdução de produtos e serviços adicionais. E em termos de operações globais, é o sangue da maioria das companhias aéreas.
As empresas aéreas foram as primeiras a automatizar todosos processos do seu negócio. A indústria de transporte aéreo se tornou a primeira indústria do mundo verdadeiramente acessível pela web. As tecnologias da informação permitiram que as companhias aéreas fizessem maior economia e melhorassem seu serviço. A venda online tem ajudado massivamente na redução de custos de distribuição.
O mercado das empresas aéreas tem se mostrado cada vez maiscompetitivo e a constante busca pela redução dos custos e a potencialização dos lucros passa obrigatoriamente pela maximização do Marketing Digital.
Na briga por esse mercado, estão ocorrendo diversas fusões e aquisições das aéreas por todo mundo. No dia 28 de maio desse ano, as empresas aéreas brasileiras Azul e Trip anunciaram a fusão entre suas operações, o que resultará na terceira maior companhiaaérea do país. Com o acordo, foi criada uma nova holding controladora, a Azul Trip S.A.
Com o nascimento dessa nova empresa e, tendo em vista a relevância do digital para o segmento, vislumbrou-se a necessidade de um Plano de Marketing Digital consolidado e com uma renovação da abordagem mercadológica. Nesse documento será proposto um plano estratégico para os próximos 18 meses.2 ANÁLISE DA EMPRESA
2.1 AZUL LINHAS AÉREAS

Criada e comandada por David Neeleman, norte-americano nascido no Brasil, que também foi o fundador da companhia JetBlue, dos Estados Unidos.
O início das operações se deu em 15 de dezembro de 2008. Apesar de nova, já detém, em Abril de 2012, 9,94% de participação no mercado, o que lhe dá a terceira colocaçãoentre as companhias aéreas do país.
A intenção inicial era de ter uma frota composta exclusivamente de Embraer E-Jets, porém, em 2009, sentindo a necessidade de atender cidades menores com voos de pequenas distâncias, encomendou aviões ATR-72, que entraram em operação a partir de 2010.
Embora a empresa tenha sido criada como uma empresa de baixo custo, atualmente a grande maioria dos preço daspassagens estão mais elevados que o preço praticados por outras grandes empresas que atuam no mercado brasileiro, e não são consideradas de baixo custo.
Uma clara visão de negócio é traduzida no contínuo crescimento de sua frota, malha de destinos, linhas operadas e participação de mercado. A Azul tem apresentado uma história de sucesso desde sua fundação. A empresa atingiu recordes mundiais econquistou alguns dos melhores índices do setor de aviação brasileira.
2.1.1 Números da Azul:

2.1.2 Norteadores Estratégicos:
Valores: Segurança, consideração, integridade, paixão, inovação e exemplo.
Visão: Fazer das viagens aéreas algo mais humano, fácil e econômico.
Missão: Focando nos clientes, construiremos juntos a melhor companhia aérea, gerando crescimento dos Tripulantes, retorno aosinvestidores e benefícios às comunidades servidas.
O papel da Azul é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços. O sucesso da companhia é atestado por grandes reconhecimentos nacionais e internacionais. Em 2011, a companhia recebeu os seguintes prêmios: “Melhor...
tracking img