Plano de marketing de hotel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Estrutura do Risco de Crédito no Brasil
Fabiana De Angellys Fontenele

Araguaína
Junho/2012

FABIANA DE NAGELLYS FONTENELE

A Estrutura do Risco de Crédito no Brasil

Trabalho apresentado ao Professor Mendanha
Da discipllina Capacitação de recursos rurais ,Da turma 8º ,do curso Administração.



FACDO-ARAGUAÍNA
TOCANTINS 18/06/2012





1. INTRODUÇÃO

Risco de Crédito é a possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento pelo tomador ou contraparte de suas respectivas obrigações financeiras nostermos pactuados, à desvalorização de contrato de crédito decorrente da deterioração na classificação de risco do tomador, à redução de ganhos ou remunerações, às vantagens concedidas na renegociação e aos custos de recuperação.
A Gestão do Risco de Crédito é responsabilidade de todas as unidades de negócios. São elas que, em suas operações diárias, assumem risco tendo em vista a rentabilidadedos seus negócios.
Cabe a estas áreas aplicar as políticas, procedimentos, sistemas e modelos para a identificação, avaliação, decisão, mitigação e mensuração do risco de crédito, em todo o ciclo de crédito (pré-concessão, concessão, monitoramento, cobrança, recuperação e renovação do crédito).
As áreas de controle de risco, para desempenharem suas funções, têm acesso irrestrito àspolíticas, procedimentos, sistemas e modelos das unidades de negócio.














2. DESENVOLVIMENTO
A gestão de crédito é composta pelas etapas de: decisão, formalização, monitoramento e cobrança, adaptados ao perfil dos clientes e segmentos. Esse processo é operacionalizado e controlado por sistemas que possibilitam o acompanhamento contínuo da qualidade dacarteira de crédito.
Controle do Risco de Crédito
A governança do gerenciamento de risco de crédito é suportada em comitês, que atuam primordialmente avaliando as condições competitivas de mercado, definindo o apetite para risco do BCGBr e revendo práticas de controle e políticas.
OBJETIVOS

Gerenciar o risco de crédito de maneira eficiente e prudente, assegurando-se que a exposição aorisco de crédito é corretamente identificada, medida, administrada e controlada; isso, dentro dos níveis e diretrizes aprovados pelos órgãos de direção do BCGBr.
O gerenciamento integral e dinâmico de risco faz parte das atividades chave do Banco. O risco de crédito é um componente fundamental da estrutura de gestão do BCGBr, motivo pelo qual seu gerenciamento deve ser estruturado conforme osseguintes princípios gerais: 
* Independência: o gerenciamento de risco como valor prioritário, não negociável e exercido sem concessões frente às pressões externas ou internas.
* Objetividade: a tomada de decisões está baseada exclusivamente na análise rigorosa das informações sobre os clientes e as operações solicitadas.
* Globalidade: Intervenção na totalidade do ciclo de risco doBanco.
O Conselho de Administração do BCGBr é o órgão que controla, de maneira global e periódica, o processo de gerenciamento e de controle do Risco de Crédito do Banco

O gerenciamento de risco do BCGBr, apoiando-se nos princípios gerais acima mencionados, busca a realização dos seguintes objetivos: 
* Conscientizar todas as áreas do Banco, especialmente as áreas envolvidas noprocesso / fluxo de crédito, da necessidade e obrigação de alcançar os objetivos acima mencionados;
* Acompanhamento integral do fluxo de risco de crédito, desde a etapa inicial de estudo de uma operação até seu cancelamento, incluindo o acompanhamento e monitoramento do crédito e um eventual processo de recuperação;
* Proporcionar a informação gerencial, adequada para cada nível do Banco,...
tracking img