Plano de marketing atendimento a pessoa jurídica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UCAM- UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

GILSON SILVA OLIVEIRA





















PLANO DE MARKETING

ATENDIMENTO A PESSOA JURÍDICA



































NOVO CRUZEIRO-MG

2012

UCAM- UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

GILSON SILVA OLIVEIRA





















PLANO DE MARKETING

ATENDIMENTO A PESSOAJURÍDICA







Artigo Cientifico Apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Especialização em MBA Executivo em Marketing e Gestão Estratégica.



























NOVO CRUZEIRO-MG

2012

PLANO DE MARKETING - ATENDIMENTO A PESSOA JURÍDICA


GILSON SILVAOLIVEIRA


RESUMO

O presente estudo tem com o objetivo fortalecer a parceria entre o Banco do Brasil Agência Novo Cruzeiro (MG) e as empresas locais, através da identificação de necessidades e oportunidades de geração e ampliação de negócios. Trata-se, portanto, de formular uma estratégia de marketing, através da elaboração de um estudo de caso, com as informações coletadas através da técnicade interrogação, com aplicação de questionários e entrevistas às empresas. A técnica empregada é de custo razoável, objetiva, de fácil entendimento e que atendeu fielmente a nossa pesquisa. Foram entrevistadas 28 empresas no período. Concluiu-se que, 53% das empresas têm de 05 anos de atividade, e que o comércio e a prestação de serviços representam 93% dos segmentos analisados e demandam maiscapital de giro. A indústria que responde por 7%, depende mais de linhas de crédito de investimento, com taxas juros acessíveis. O estudo de caso apresentado foi de suma importância, pois agregou conhecimentos científicos, alem do planejamento adequado e eficiente para alcance das metas e objetivos propostos, fortalecendo o relacionamento Banco do Brasil e empresas locais.


Palavras-chave:empresas, marketing, relacionamento.





INTRODUÇÃO



Segundo estudos, para o Governo Federal, a falta de adequação e de atualização das leis trabalhistas – que no Brasil é única para as grandes e pequenas empresas - e a dificuldade de acesso à tecnologia de gestão desestimulam os negócios. Pesquisa realizada pelo SEBRAE (período de 2000 a 2002), com opiniões espontâneas dos proprietáriosde empresas, apontou as principais razões para o encerramento das atividades de uma empresa: falta de capital de giro, 24,10%; carga tributária 16,0%; falta de clientes 8,0%; concorrência 7,10% e baixa lucratividade 6,10%. A mesma pesquisa revela que 49,4% das micro e pequenas empresas encerram suas atividades com menos de 02 anos.
È um segmento de grande importância no cenário econômiconacional, sendo grande gerador de recursos e empregos.
No contexto País, esse segmento assume grande importância como agente de crescimento econômico, pela capacidade de gerar emprego e renda com baixo investimento, além de promover o mercado local e contribuir para a inserção social e melhor distribuição de renda nacional.
Embora numa perspectiva internacional ainda seja baixo, o volume de crédito noBrasil mostrou expressivo crescimento nos últimos anos, explicado principalmente, pelo aumento do crédito para Pessoa Física. O crédito para Pessoa Jurídica apresenta desempenho mais modesto.
A maioria dos grandes bancos que atuam no mercado brasileiro utilizam estratégias de relacionamento para maximizar a rentabilidade de seus clientes pessoa jurídicas. Este fato pode ser observado na adoçãode modelos de segmentação e estratégias diferenciadas aos diversos segmentos foco.
Para micro e pequenas empresas observa-se um número maior de soluções massificadas e automatizadas para ganhos de escala e de eficiência, assim como pacotes de produtos e estratégias de cross-selling após a atração de novos clientes. Cabe destacar o papel cada vez mais importante da tecnologia nas estratégias de...
tracking img