Plano de ma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
Gastronomia Leste Europeu
Aluno: Eudesmar Ferreira Duarte
País escolhido: Polônia
Bandeira
A Polônia tem como capital Varsóvia, seu nome oficial é República da Polônia, possui um clima temperado tropical. Tem como principais produtos agrícolas: batata, beterraba, centeio, trigo e cevada. Na pecuária descanse: bovinos, suínos, caprinos e aves.
Na gastronomia os pratos são aprimeira vista muito simples, mas de um sabor maravilhoso. O clima ameno favorece uma cozinha contundente na qual as carnes e as batatas são ingredientes essenciais. A mesa é farta, principalmente em datas festivas.
Na primeira refeição do dia os poloneses tem o costume de comer: ovos mexidos, queijos, suco de laranja, limão ou pomelo – fruta cítrica, acompanhando de café ou chá.
No almoço e na janta,temos como primeiro prato, pratos frios, onde encontramos variedades de queijos, e também caviar. Após tem-se o habito de servir sopas, as mais populares são barszcz, caldo de beterraba e choldnik, de beterraba fria, que se serve principalmente no verão (ambas podem ser acompanhadas de almôndegas de carne ou creme ácido), a sopa fria pode levar pedaços de hinojo e pepino, zurek, sopa à base delevedura de centeio, grzybowa, à base de champinhon, krupnik, de verduras com sêmola de cereais. Um dos pratos mais típicos é o bigos, repolho cozido e choucrut (chucrute) picado com carne que em sua modalidade de sopa leva cebola, couve flor branca, solve ácida, pedaços de carne e creme fresco. Já no segundo prato a carne tem seu destaque, um dos pratos mais consumidos é o  kotlet, rolos de carnerecheados de queijo e manteiga e os kolduny, almôndegas de carne.
De sobremesa a torta malakow é alimento certo nas mesas da Polônia.

Entrada
Pierogi
Ingredientes
Recheio:
- 1 e 1/2 kg de requeijão cremoso que não seja muito azedo ou ricota;
- 1/2 kg de batata, de preferência tipo “binge”, cozida, amassada quando quente, tipo purê, deixando esfriar;
- sal marinho;
- ervas aromáticas a gosto;Massa:
- 1 kg de farinha de trigo integral;
- 4 gemas de ovos caipira;
- 2 colheres de manteiga;
- 2 colheres de nata;
- 1/2 colher (chá) de sal;
- leite integral frio (preferencialmente não industrializado) até obter o ponto.
Molho:
- 200 g de carne bovina moída
- 500 g de purê de tomate
- 3 colheres de creme de leite fresco
- 3 colheres (sobremesa) de óleo de girassol
- 1 colher(sobremesa) de açúcar mascavo ou mel
- sal marinho à gosto
Modo de preparo
Recheio: misture todos os ingredientes e reserve na geladeira.
Massa: coloque a farinha num recipiente, abra um buraco no meio (como um vulcão) e acrescente todos os outros ingredientes, faça a liga com o leite. A massa deve ficar macia, ponto de pão sovado. Sove bem e deixe descansar por 2 horas em local fresco. Abra a massalentamente (ponto para pastel), corte em forma circular (pode ser usado um pires ou uma tampa), recheie os círculos com uma colher (sobremesa) cheia com o recheio reservado, possibilitando dobrar ao meio. Não utilize garfo para fechar as bordas, somente os dedos.
Molho: em uma panela adicione o óleo, a carne e o sal. Refogue até secar a água. Adicione o purê e o açúcar e deixe cozinhar um pouco.Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture.
Cozimento: cozinhe os pierogis em panela funda com muita água fervente e um pouco de sal. O ponto de cozimento é quando o pierogi “boia” na água fervente, mais ou menos três minutos. Retire já acrescentando o molho para não ressecar ou grudar no recipiente, intercalando peças e molho. Regue com azeite de oliva e sirva.
Rendimento: 70pierogis

PRATO
O BIGO
Ingredientes
- 2 repolhos grandes cortados em tiras finas
- 1 kg de costelinha de porco desossada e cozida, cortada em pequenos pedaços (separe o caldo que sobrar do cozimento para usar na preparação do prato)
- 500 gramas de lombo cozido e cortado em pequenos pedaços
- 300 gramas de bacon cortado em cubos
- 500 gramas de linguiça calabresa
- 2 cebolas médias picadas...
tracking img