Plano de leitura - fonte revista nova escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução 
Verificamos, em produções de alunos, dificuldades para escreverem textos com sequência narrativa, elementos de conflito, caracterização de personagens, clímax da história e, principalmente, desfechos coerentes com o processo narrativo desenvolvido. 
Muitas vezes possuem ideias incríveis para produzir narrativas, mas por lhes faltar orientação específica para escrever aquele tipo detexto, o fazem com qualidade aquém daquela que poderiam apresentar. 

Na habilidade para escrever podem-se distinguir duas dimensões: o processo mental que se percorre para escrever e o resultado desse processo: o texto já construído. No processo global de construção escrita, distinguimos os processos parciais: planejamento, transcrição, edição e revisão. Essa sequência didática visa a trabalharcom os alunos a estrutura e a forma linguística que caracterizam esse tipo de texto. 

Assim, reforçar as fases do processo de composição escrita: a fase do planejamento (geração do conteúdo de ideias, organização e estruturação desse conteúdo e determinação dos objetivos para ao ato da composição: público formato; a fase da tradução ou transcrição das ideias pensadas para uma forma linguísticae a fase da revisão, onde se avalia o texto de acordo com o planejado e se faz revisão e correção do produzido. 
Objetivos 
Fornecer orientação específica aos alunos para escreverem seus contos de mistério. 

Conteúdos específicos 
- Elementos da narrativa; 
- estrutura da narrativa 
- escolhas para esse tipo de texto: advérbios e tempos verbais, léxico específico (relacionado com o climade suspense) ; 
- leitura de contos de suspense 
- apresentação oral dos contos com boa dicção, entonação e tom de voz audível. 

Ano 
8º e 9º anos.

Tempo estimado 
Aproximadamente 15 aulas.

Material necessário 
- Cópias do texto Conto de Mistério, de Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto). 
- Vários exemplares de livros de contos de mistério. 
- Filme de mistério para ser assistidoem classe. 
- Caderno para produção de texto, em suas várias fases ou versões. 
- Retroprojetor, monitor de computador ou lousa para reflexão e refacção de textos de forma coletiva. 
- Mural ou varal para exposição dos textos dos alunos. 
- Materiais diversos para montagem da sala de contação de histórias de mistério. 
- Sala com cenografia para contação das histórias de mistério e suspense. Desenvolvimento das atividades 
1ª aula Converse com os alunos sobre contos, histórias e filmes de mistério. Procure levantar com eles que elementos existem nesses gêneros. Anote o que disserem na lousa ou em uma folha de papel pardo, que ficará exposta na classe, durante todas as aulas. 

Em seguida leia o Conto de mistério, de Stanislaw Ponte Preta, até o trecho Saiu então sozinho,caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço. , portanto, não leia o desfecho. 

Utilize a técnica de predição de leitura, pergunte-lhes o que o personagem teria ido buscar naquele lugar. Anote na lousa as ideias e sempre questione a coerência destas com os elementos desenvolvidos notexto até ali. 

Na sequência, entregue-lhes o texto impresso e deixe que descubram do que se tratava. Surgirão perguntas sobre o porquê do mistério ser um quilo de feijão. Levante com eles, o que poderia estar acontecendo para o personagem ter passado por tanto suspense para obter aquele simples quilo de feijão. Compare com outros produtos escassos e a dificuldade para obtê-los etc. Por fim,avalie com eles quem chegou mais próximo do desfecho ou se algum aluno descobriu o mistério. Não se esqueça de salientar que a novidade, o elemento surpresa, estava justamente no inesperado- elemento típico dos contos de mistério. 

Proponha que leiam para seus pais e amigos em casa, mantendo o mesmo procedimento, sem o desfecho, para que possam saborear com outras pessoas o que sentiram em classe....
tracking img