Plano de gestao ambiental empresa de moveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A preservação ambiental é uma temática atual e emergente que requer o envolvimento e a participação de todos os segmentos da sociedade civil bem como de cada cidadão em particular. A gestão ambiental dentro deste contexto apresenta-se como uma alternativa que vem de encontro com interesses socioeconômicos envolvendo cada vez mais o segmento empresarial. A minimização de impactosambientais associada à minimização de custo, recuperação de matérias primas e energia projetam um futuro em que os interesses da sociedade se associam no sentido de preservar a qualidade ambiental para as atuais e futuras gerações. O desenvolvimento sustentável desponta como um objetivo global a ser alcançado racionalizando-se o uso dos recursos naturais. A atividade industrial, por muito tempo tidacomo impactante, começa a despontar para um cenário de alternativas racionais de gestão, em que a variável ambiental insere-se sem, contudo frear o seu desenvolvimento e sua própria sustentabilidade.
Dentro deste contexto, segundo DONAIRE (1999), as empresas vêm integrando em suas estratégias a proteção e conservação ambiental, tornando-se estas variáveis ou fatores direcionadores de todas asoutras estratégias.
Alguns fatores têm sido importantes nestes direcionamentos pelas empresas, como os fatores coercitivos (regulações, multas, barreiras comerciais não tarifárias, pressões externas, etc.) que levam a uma ação reativa, e os fatores econômicos, onde a competitividade se dá também pela preservação e conscientização ambiental (responsabilidade social e ética) que levam a uma açãopró-ativa.
A gestão ambiental pode levar a um resgate da responsabilidade subjacente à aplicação de soluções que contenham crescente diferenciação tecnológica, no desafio da preservação ambiental. Isto pode dar-se com redução de custos com material, água, energia, tratamento e disposição de resíduos, custos junto aos órgãos reguladores, satisfação dos consumidores e, como consequência, aumento dacompetitividade.



2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA.
Trata-se de uma empresa de pequeno porte, tendo suas atividades desempenhadas na cidade a aproximadamente 16 (dezesseis) anos, localizada na zona urbana onde desenvolve as atividades de fabricação de móveis em geral. A mesma conta com um quadro de 17 funcionários capacitados para exercer suas funções e contribuírem para o crescimento da mesma, sendo 01administrador, 01 no setor de faturamento, 02 na área contábil, 01 no sistema de informática, 01 supervisor geral, 06 na marcenaria, 03 na linha de montagem e 02 na área de entrega.
Além da cidade onde realiza suas atividades, ela atende também outras cidades da região e algumas cidades limítrofes pertencentes a outro estado, onde se encontra praticamente 20% do seu mercado.
Este estudo tem oobjetivo diagnosticar como a empresa se encontra no momento e detectar os possíveis erros e mostrar o melhor caminho que deve ser tomado com respeito à sustentabilidade ambiental, visando melhorar sua imagem junto aos clientes e a sociedade.
Hoje a empresa se encontra em um ambiente de grande expansão não só em um cenário baseado em âmbito municipal, mas sim abrangendo também municípios de toda aregião bem como alguns de outro estado, buscando ampliar cada vez mais seus negócios de móveis. Esse diagnóstico é de fundamental importância para a empresa, pois transmite várias informações e pode servir de propulsor para um futuro trabalho de reparo de pontos a serem melhorados dentro da empresa, e melhorar ainda mais seus pontos fortes.







3. PROPOSTAS DE VERIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO
Foi verificado que esta fábrica já utiliza em sua produção uma pequena parte de madeira que provém de reflorestamento, o que poderia ser mais expandida esta utilização visando menos impacto ambiental,observou-se também o uso de madeira compensada como o MDF que não requer o uso de lixação minimizando a quantidade de pó em suspensão.

1 – Madeira MDF utlizada na fabricação dos móveis...
tracking img