Plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais: estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 25 (6040 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS: estudo de caso de uma indústria de estamparia





Barbara C. DIAS[1]; Mariane M. GONÇALVES[2]; Ednilson VIANA[3]







RESUMO

Os resíduos industriais vêm assumindo grande importância nos últimos anos, pois demandam extensos espaços e recursos técnicos avançados para seu tratamento e disposição final adequado. Portanto, énecessário reduzir a geração destes resíduos e mitigar seus impactos no ambiente. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para uma indústria de estamparia em chapa de aço, localizada em Cotia, Estado de São Paulo. No estudo realizou-se o levantamento e estudo da literatura referente ao gerenciamento de resíduos sólidos ea legislação pertinente, a caracterização dos resíduos gerados pela indústria e diagnóstico da situação atual do gerenciamento destes resíduos por meio de visitas in loco, entrevistas e registros fotográficos. Constatou-se que a indústria necessita dar mais atenção ao gerenciamento de seus resíduos, especialmente, no aspecto de educação ambiental dos funcionários para a correta segregação dosresíduos, devendo desenvolver treinamentos e capacitação relacionada aos mesmos.



Palavras-chave: gerenciamento de resíduos; plano de gerenciamento de resíduos sólidos; resíduos industriais.

















1 INTRODUÇÃO

Toda e qualquer atividade humana gera resíduos. Entretanto, a partir da sociedade industrial a quantidade de resíduos produzida começou a aumentar demodo contínuo e superior à capacidade de absorção do meio ambiente. Outra problemática com relação aos resíduos produzidos foi a mudança de sua composição, que anteriormente era maior parte de resíduos orgânicos e passou a ter cada vez mais produtos industrializados.

Atualmente, a humanidade está na fase conhecida como revolução científico-técnica, marcada principalmente pela altaprodução tecnológica, que levou ao aumento drástico na geração de resíduos. Este fato se dá pela mudança na concepção de consumo, que preza pela diversidade de produtos e pela alta descartabilidade, aumentando assim componentes e materiais de difícil degradação e de alta toxicidade (ANVISA, 2006). Com isso, o grande desafio a ser enfrentado pelas administrações, tanto públicas como privadas, é a geração deresíduos pelas diversas atividades humanas e a ausência de locais para disposição final dos mesmos, sobretudo nos grandes centros urbanos (ANVISA, 2006).

Diante deste cenário, têm-se a problemática demanda por extensos espaços e recursos técnicos avançados para tratamento e disposição final adequados dos resíduos sólidos. Seu descarte inadequado gera passivos ambientais, que podem pôr emrisco a saúde humana, comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida da sociedade (ANVISA, 2006). No Brasil grande parte dos municípios ainda deposita seus resíduos em lixões, não possuem programas de coleta seletiva, e em alguns casos nem mesmo a coleta dos resíduos em todo o município. A ausência de políticas, incentivos e recursos financeiros são os principais motivos para a gestãoinadequada nos municípios brasileiros.

É dentro desta problemática que se enquadram os resíduos industriais (RI). Nos últimos anos vêm assumindo grande importância ao demandarem, cada vez mais, extensos locais e tecnologia avançada para tratamentos (GÜNTHER, 2002). Como resultado desta gestão inadequada, a saúde ambiental e dos indivíduos pertencentes ao mesmo encontra-se em risco, podendoocasionar grandes impactos. Logo, o gerenciamento e destinação inadequada acarretam em impactos ambientais significativos, uma vez que, indiretamente, os resíduos sólidos contribuem para a transmissão de doenças ao fornecer condições favoráveis a proliferação de vetores. Além disso, podem causar poluição da água, ar, solo e biota através da lixiviação dos elementos químicos presentes nos...
tracking img