Plano de estudo- geografia bibiblica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EXECUTIVE DE EDUCAÇÃO E TEOLOGIA DO AMAZONAS - FAEETAM

PLANO DE ESTUDO
GEOGRAFIA BÍBLICA


MANAUS
2012
FACULDADE EXECUTIVE DE EDUCAÇÃO E TEOLOGIA DO AMAZONAS - FAEETAM

Professor: Rogério Lima

PLANO DE ESTUDO
GEOGRAFIA BÍBLICA

MANAUS
2012
1. O que é Geografia Bíblica
R= É a ciência que tem por objetivo o estudo da terra em sua forma, acidentes físicos,clima, produções, populações, divisões políticas, etc. É a parte da geografia geral cujo objetivo é o conhecimento da superfície da terra relacionadas com a Bíblia.

2. O que é Cartografia? Para que serve?
R= É a ciência dos mapas. São excelentes auxílios ao estudo da Geografia Bíblica. Os mapas funcionam como esclarecedores e facilitadores de localização de acidentes, desertos, mares impérios, etc.3. Qual o objetivo da Geografia Bíblica conforme a apostila?
R= É o conhecimento da superfície da terra relacionadas com a Bíblia.

4. Comente sobre a História pós-diluviana.
R= Após o dilúvio os descendentes de Sem povoara, as regiões asiáticas e ocupara grande parte do território entre Jafé e Cão. Os descendentes de Cão se estabeleceram na África, no litoral Mediterrâneo e da Arábia e naMesopotâmia, foram notavelmente poderosos e foram a base dos povos que mais relações tinham com os Hebreus, sejam como amigos ou inimigos. Os descendentes de Jafé formaram os povos indo-europeus ou arianos, tornaram-se raças dominantes do mundo moderno. Decorridos 120 anos depois do dilúvio, os habitantes de Sinar começaram a construir uma torre, pois se encheram de orgulho e queriam chegar aocéu, mas, Deus condenou sua arrogância e confundiu-lhes a língua que falavam e os dispersou por diversas regiões, daí em diante a torre ficou conhecida como Babel que na tradução Hebraica quer dizer confusão. Há uma probabilidade que a torre de Belus, na cidade de Babilônia, haja sido a culminação de Babel.

5. Conforme descrito na apostila, quais os países do mundo antigo? Fale um pouco sobrecada um deles.
R= 1. Mesopotâmia:É a vasta região do oeste asiático margeado pelos rios Tigre e Eufrates, que se estende desde os montes da Armênia ao norte até o Golfo Pérsico ao sul, de cerca de um milhão e meio de quilômetros quadrados. Outros fatos importantes ocorreram nesta região – como dilúvio, formação da família de Noé, migrações de suas descendência, etc. A Mesopotâmia se dividia em duasregiões: a parte norte é conhecida como Assíria e a parte sul Babilônia ou Caldeia. Esta região é ocupada hoje pelo Iraque e parte pela Turquia.
2. Assíria: Corresponde a parte norte da Mesopotâmia, quase toda a área é de planalto montanhoso, seu nome vem de Assur, filho de Sem neto de Noé (Gn 10.11). Sua primeira capital foi Assur, a mais célebre cidade e capital desde 885 a.C., foi Ninive. Seusprimeiros habitantes mesclavam-se de acádios semitas vindos da Síria por volta de 2.500 a.C.
3. Babilônia ou Caldeia: Conhecida também pelos nomes antigos de Sumer, acade, terra de Sine ou de Sinear. Corresponde a parte sul da Mesopotâmia. É região baixa e alagadiça, muito fértil por causa do lodo trazido pelos rios Tigre e Eufrates. Seus primeiros Habitantes foram os sumérios vindos do planaltopersa que, juntos com os acádios formaram o povo Babilônio.As cidades, mais prospera desta região foram: Ur Eridu, Obeide, Larsa, Ereque, Nipur com destaque para Babilônia, que se tornou a capital do Império Babilônico.
4. Arábia. Situada entre a foz do rio Nilo até o Golfo Pérsico no sentido oeste-leste, e desde a Síria até o Golfo Arábico no sentido norte-sul. É composta por grandes desertosna parte ocidental, que era chamada Arábia Petra, fica na península do Sinai e Edom. Seus primeiros habitantes foram: os Amalequitas, os indumeus, (ou Edomitas), os Ismaelitas, os Midianitas, os Amonitas e os Cenitas. Ao oriente do monte Hor, ficava sua mais importante cidade – Sela ou petra
5. Pérsia: Ficava ao norte do Golfo Pérsico, a sudoeste da Babilônia e Elão, ao sul da Media tendo ao...
tracking img