Plano de estágio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um planejamento sistêmico para orientar e direcionar as atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários dentro do campo de estágio.
A finalidade básica é que o aluno execute em tempo hábil suas demandas, atendendo satisfatoriamente seus objetivos e os da entidade em que está inserido.
Trata-se de um planejamento flexível que poderá se adequar àsnecessidades que eventualmente surgirem, ainda que não estejam elencadas no presente plano.
Este primeiro texto servirá como norteador dos demais trabalhos acadêmicos por se tratar de um passo inicial de grande relevância, onde constarão informações sucintas que ensejarão buscas e pesquisas mais avançadas a posteriori.
Em suma, pode-se afirmar que o plano de estágio é um trabalho onde asreflexões pessoais, discussões conjuntas e resoluções dos alunos e seu orientador são traduzidas de forma textual, resultando num aprimoramento da aprendizagem.

2 SUPORTE TEÓRICO

O estudo será embasado primordialmente nas leis que regem a assistência social, tendo como principio rígido a Constituição Federal Brasileira de 1988, a PNAS/2004 – Política Nacional de Assistência Social – NOB (NormaOperacional Básica) e a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social.
Em conjunto, o regimento interno do setor de estágio, leis complementares, leis especiais, entre elas o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Há que se ressaltar também as leituras de apostilas fornecidas peja própria instituição de ensino e livros didáticos, além de periódicos, revistas e publicações que possam atualizar ecomplementar o conhecimento.
Dentro do campo de estágio serão estudados também os textos e trabalhos desenvolvidos pelos profissionais que compõem a Casa dos Conselhos e a Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo em vista que os mesmos produzem fontes de informações cruciais e indispensáveis para a formação ideal dos estagiários.

3 METODOLOGIA

O estágio será realizado na sede da Casados Conselhos, com encontros quase que diários, dentro de uma carga horária que atenda ao estagiário e ao orientador simultaneamente, porém num regime de horas mediano e não exaustivo, para a garantia da absorção da prática, sem que haja sobrecarga mental.
Para que ocorra de maneira fluida, as tarefas serão diversificadas, entre elas: reuniões conjuntas, leituras discursivas, análise de leis eesclarecimento de dúvidas pertinentes, leituras individuais reflexivas para debate posterior, participação de reuniões em meio externo, conferências, palestras, sempre com indicação e aprovação do orientador de campo.
Dentro das atividades ressalta-se a lavratura do diário de campo, onde constarão as informações e observações pessoais de cada aluno, configurando-se também em uma atividade práticade produção de texto de caráter sigiloso.
Enfim, o trabalho não se limita á presença no local do estágio, vez que todos os debates e aprendizados repassados ficam armazenados no interior de cada um, produzindo idéias e pensamentos que poderão ser desenvolvidos a qualquer momento, seja em casa ou em outro lugar, e trazidos à baila em momento oportuno.

4 PROBLEMA

A superação da antigamentalidade “assistencialista”, como em outras unidades públicas, ainda não se efetivou e clama pela urgência de mudança, ante a aplicabilidade da PNAS e necessidade de adequação às novas normas vigentes.
O que se observa é a dificuldade de se atender às necessidades dos usuários pela falta de condições estruturais e profissionais, mesmo considerando o suporte da Secretaria de Assistência Social.
“Ogrande desafio será transpor o obstáculo da cultura assistencial engessada ao longo dos tempos, sair do campo do ideal e partir para a aplicabilidade “real” de um Sistema Único de Assistência Social”.

5 RESULTADOS ESPERADOS

O que se anseia com a atividade de estágio é que, muito mais que obtenção de informações, seja apontado um norte pelo qual seguir.
Como todo ser pensante e ativista, há...
tracking img