Plano de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Saúde

PLANO DE ENSINO 2013.1

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Disciplina: UNIVERSIDADE, SAÚDE E SOCIEDADE
Código/Turma/Horário – S004 22, 34, 39 e 53 / M3CD, M3EF, M5CD e M5EF
Pré-requisito: não é necessário
Número de créditos: 2.2
Professora:Heleni Barreira
E-mail: helen@unifor.br

2. SÍNTESE DOCURRÍCULO LATTES:
Mestre em Saúde mental em Saúde Pública-UECE; Especialista em Saúde Mental Coletiva-UECE; Graduada em Psicologia pela UFC; Psicóloga Clínica sob a Abordagem Psicanalítica da Secretária da Saúde do Estado do Ceará.Professora e Pesquisadora nas áreas de Psicologia da Saúde Mental e Sofrimento Psíquico, Psicologia da Família, Psicologia e Cultura, Psicologia Ambiental, Psicanálise eProdução de Subjetividade. Pesquisadora do Laboratório de Estudo das relações Humano-Ambientais-LERHA.
.

3. OBJETIVO GERAL:

Identificar a Universidade como espaço formador de profissionais éticos, críticos, reflexivos e comprometidos com a necessidade da população, possibilitando uma visão holística, humanizada e interdisciplinar sobre a Saúde e contextualizada com os conceitos dasciências sociais.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS-CONTEÚDOS

OBJETIVOS | CONTEÚDO | C/H |
* Identificar os benefícios para a formação do profissional de saúde ofertados em uma universidade, bem como os normativos internos que possibilitem uma melhor integração e adaptação à vida acadêmica. * Planejar a vida acadêmica considerando os elementos facilitadores do processo de aprendizagem para odesenvolvimento de competências. * Estabelecer relações entre os fundamentos básicos das ciências sociais, os conceitos e modelos explicativos em saúde e a atuação dos profissionais da saúde na comunidade e serviços de saúde. * Apresentar atitude ética e de empatia em suas relações com as diferentes necessidades do outro e com as ações específicas das profissões da saúde. * Identificar açõesinterdisciplinares desenvolvidas com compromisso e responsabilidade. * Compreender as dimensões histórica, socioeconômica e política acerca da Qualidade de vida e humanização do cuidado * Reconhecer-se como agente transformador do cuidado humanizado nas práticas de saúde. | UNIDADE I – Universidade e Vida Acadêmica * A Educação na Universidade: * Missão da Universidade. * EstruturaOrganizacional (Ensino, Pesquisa e Extensão). * Direitos e Compromissos do aluno universitário – Orientações Acadêmicas. * A educação na universidade: * Perfil do estudante universitário. * Aprendizagem Significativa e Metodologias Ativas. * Motivação para aprendizagem. * Autoconhecimento, tomada de decisão e planejamento acadêmico. UNIDADE II – Comunidade e práticas de saúde *Fundamentos básicos das Ciências Sociais. * Sociologia da saúde. * Antropologia da saúde. * Poder e Saúde. * Conceitos de saúde e modelos explicativos. * Modelo biomédico * Paradigma da Promoção da Saúde * Trabalho em equipe interdisciplinar * Ética, empatia e cidadania. * Estrutura e funcionamento dos serviços e práticas de saúde. UNIDADE III – Humanização nasaúde. * Qualidade de vida, Humanização do cuidado e as práticas de saúde. | 10 |
| 3. | 5606 |
*
* 5. CRONOGRAMA: em anexo.

* 6. METODOLOGIA:
* - Metodologias ativas de aprendizagem.
* - Visitas a espaços sociais, Centro da cidade, Serviços de saúde.
* - Exposições dialogadas, conferências, Mesas redondas, debates.
* - Seminários.
* - Vivências, trabalhosem grupo, atividades laboratoriais.
*
* 7. AVALIAÇÃO:
*
Seguindo os requisitos da UNIFOR (CF. Resolução R18 de 01/07/2005), um mínimo de 8,0 (oito) na média aritmética das Notas Parciais constituirá critério para a aprovação. De igual forma, será exigida a frequência mínima regulamentar de 75% requerida nas atividades dos demais cursos de graduação.

O aluno que tiver...
tracking img