Plano de emergencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
International Paper do Brasil Ltda
Autor do Doc.: Editores: Título: Tipo do Documento: SubTipo: Nº: Marco Antonio Codo / Wanderley Casarim Marco Antonio Codo / Wanderley Casarim Plano de Controle a Emergências PLANO DE CONTROLE DE EMERGÊNCIA Instrução OSHSMT 200702

Áreas/Setores de Aplicação: Obras do Projeto Três Lagoas Paper Mill Status: Em Aprovação Data do Status: 05/06/2007Comentários sobre a revisão :

1 - OBJETIVO Este plano tem como objetivo estabelecer procedimento para atendimento a situações de emergência, sob o ponto de vista ambiental, de acidentes, incêndios e/ou explosões (sinistros), indicando as diretrizes de atendimento em situações tidas como emergência e de mitigação de impactos que possam estar associados.

2 - DEFINIÇÕES Emergência Ocorrência indesejávelque pode apresentar-se devido à falha humana, de equipamento, de processo ou de fenômenos naturais, com danos pessoais, à propriedade e ao meio ambiente, requerendo pronta e eficaz ação de controle.

3 - APLICAÇÃO Os procedimentos para controle de emergências constantes neste Plano contemplam a IP e suas Contratadas.

4 - CARACTERIZAÇÃO DAS EMERGÊNCIAS São caracterizadas como emergências asseguintes situações: • • Incêndios; Explosões;

• • •

Soterramento; Acidentes Graves; Impactos Ambientais.

5. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA • • • Manual de Qualificação em Segurança e Meio Ambiente Plano de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente Ordens de Serviços ( OSHSMT )

6. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO PLANO Estrutura responsável por gerenciar, controlar e avaliar as situações deemergência e planejar as simulações, denominada Brigada de Emergência, compostas por: a) Socorristas: Equipe de voluntários treinada para avaliar e iniciar o atendimento no local da emergência até a chegada da equipe médica; b) Equipe Medica: Equipe formada por profissionais da área de saúde, capacitada a atender às emergências medicas; c) Equipe de bombeiros: Equipe formada por profissionais treinados ecapacitados a atender situações adversas tais como: incêndio, resgate, soterramento.

7. COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA 7.1- O empregado ou subcontratado que primeiro constatar a anormalidade deverá comunicá-la ao Socorrista da área ou à Portaria Principal pelo ramal ?? ou radio faixa ?? indicando haver uma emergência neste setor e passar as informações solicitadas peloAgente de Portaria; 7.2- O Agente de Segurança (Portaria) aciona imediatamente a Brigada de Emergência e comunica a ocorrência ao Coordenador do PLANO DE EMERGÊNCIA, SSTMA da IP e Plantão IP, passando as informações obtidas; 7.3- Uma vez acionada, a Brigada de Emergência dirigi-se ao local; 7.4- Com base na avaliação do acidente/ incidente a Brigada de Emergência define as ações a serem tomadaspara controlar e mitigar os possíveis danos; 7.5- Uma vez acionada, o SSTMA da IP dirigi-se ao local registra o ocorrido e inicia a analise do acidente/ incidente juntamente com o SESMT da Contratada.

8. Conscientização - No momento da integração de um novo empregado ou em processos regulares de reciclagem nos postos de trabalho, as situações de perigo do setor deverão ser informadas paraconhecimento do empregado buscando, de forma simples, alertá-lo para a execução correta da atividade que oferece

potencial perigo ambiental/ocupacional e conscientizando-o das conseqüências danosas que advirão de uma falha. Assumem esta atribuição, as Contratadas através de treinamento de integração. - A conscientização também se aplica a subcontratados para execução de serviços e também paravisitantes nas instalações da International Paper, sendo de atribuição da contratada realizar a divulgação das informações após terem sido repassadas ao seu representante designado.

9. Plano de Controle de Emergência – PLANO DE EMERGÊNCIA As situações de emergência que venham a indicar risco significativo, mesmo com o controle operacional implementado, exigem a aplicação do PLANO DE EMERGÊNCIA –...
tracking img