Plano de emergência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Emergência

Objetivo

Fornecer um conjunto de diretrizes e informações para a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, estruturados para serem desencadeados rapidamente em situações de emergência, previamente identificados, de forma a minimizar os danos aos trabalhadores, ao meio ambiente e a propriedade, causados por acidentes reais ou potenciais durante asatividades, bem como assegurar o fornecimento de informações exatas às autoridades competentes e ao público interno e externo, quando necessário.

Definições:

Abandono de Área – Ocorre quando não se consegue controlar ou neutralizar a fonte causadora da emergência.
Alarme de Emergência - É indicado por um alarme de sons contínuos, audíveis na área da Central Múltipla de Utilidades sendo, oprimeiro toque contínuo para a reunião de todos os brigadistas, e o segundo toque contínuo para abandono da Unidade. A central está na Sala do Supervisor, onde é possível localizar a área onde está ocorrendo a emergência.
Contaminantes - São todos os produtos líquidos, sólidos ou gasosos que venham a ocasionar a contaminação direta ou indireta à rede pluvial, solo ou atmosfera, causando danos ao meioambiente.
Danos ao Pessoal - Caracterizam-se em função da gravidade da lesão corporal sofrida pelo
trabalhador, podendo ser:
a) Grave – Quando ocorre esmagamento com perda funcional, amputação de membro, perfuração torácica abdominal, queimadura acima de 2.º grau ou 1º grau com mais de 70% de área do corpo atingida, choques, envenenamentos ou intoxicações.
b) Rotineira - Quando ocorremsituações que não geram danos, porém, impossibilitam o desempenho da função do trabalhador.
Emergência - É uma situação repentina e que pode causar dano(s) ao trabalhador, ao meio ambiente e ao patrimônio, obrigando a uma ação rápida para evitar ou reduzir estas conseqüências.
Emissões de Gases na Atmosfera - Explosões, Vazamentos de Gases, Incêndios.
Explosão - Pode ser entendida como uma combustão, ousob repressão muito violenta e rápida, capaz de produzir severas conseqüências a pessoas e instalações vizinhas.
Incêndio - Situação em que o fogo não foi controlado, mesmo com utilização de aparelhos extintores, e que passa a proporções que somente podem ser controladas por equipes de emergência (brigadistas, bombeiros, etc.).
Pequenas Emergências
São aquelas que a pessoa está treinada, temcondições de controlar a emergência sem o apoio da Brigada, garantindo a sua integridade física, prevenção da poluição e também são consideradas incidentes.
Ponto de Encontro
Local pré-estabelecido, situado em frente a guarita da Central Múltiplas de Utilidades, frente ao ATR ou próximo ao portão de emergência da Sala Elétrica 13,8KV, onde todas as pessoas não envolvidas com a emergência(funcionários, terceiros e visitantes), após abandono da área de trabalho deverão aguardar o final da emergência ou novas instruções da Brigada de Emergência.

População Interna
Todos os funcionários, incluindo estagiários, prestadores de serviço e visitantes.
Primeiros Socorros
Serão consideradas emergências os acidentes graves que exijam um atendimento de urgência ao(s) acidentado(s) pela Brigada deEmergência e pelo Ambulatório.
Princípio de Incêndio
Situação em que o fogo está em seu estágio inicial e que pode ser controlado com a utilização do aparelho extintor.
Recursos Materiais
Sistemas e equipamentos de combate e salvamento que devem estar adequadamente distribuídos pelas áreas de riscos e devem ser inspecionados sistematicamente. Exemplos: extintores, hidrantes, esguicho, chuveirode emergência, detector de fumaça, bomba elétrica, bomba a diesel, Lista de Telefones Úteis de Emergência, mangueiras de incêndio, alarme de emergência, saídas de emergências, diques de contenção, armário de emergência e botoeiras.
Recursos Externos
Consideram-se recursos externos:
Corpo de Bombeiros do Condomínio Vega
Brigada de Emergência do Condomínio Vega
Corpo de Bombeiros do...
tracking img