Plano de desenvolvimento da pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO



Na sociedade contemporânea, novos desafios vem exigindo dos educadores uma ampliação de perspectivas no que se refere à compreensão dos fenômenos sociais, que lhes permitam uma prática educativa mais condizente com a realidade enfrentada por contingentes de crianças e adolescentes que enfrentam dificuldades cotidianas em seu processo de escolarização. Com o objetivo de debater essaproblemática que envolve a inclusão na educação, esse estudo se propõe a analisar aspectos envolvidos em tal problemática a partir de estudos realizados e da visão de alguns professores. As discussões enfocarão, também, a questão de estigmas, preconceitos e estereótipos dos indivíduos

Palavras-chave:; Inclusão Educacional; Educação Especial; Desafios.



Introdução



Com ademocratização do ensino, por meio da abertura da escola a uma população que antes se encontrava à margem, excluída de seu interior, essa instituição passou a ter que repensar a si mesma, suas concepções e práticas a fim de atender às necessidades de todos os seus alunos.



A presença do aluno com deficiência nas classes regulares, no entanto, suscita reações e posicionamentos diversos e, por vezes,contraditórios, evidenciando, não raro, a dificuldade – histórica, diga-se de passagem – da escola e dos professores em compreender e lidar com o que é diferente, estranho aos padrões estabelecidos como “normais”.



Partindo do pressuposto de que a relação que o professor estabelece com o seu aluno decorre de como o mesmo é apreendido, realizamos um estudo com o propósito de ouvir os profissionaisque recebem educandos com deficiência em suas classes, no intuito de conhecer o modo como percebem esse alunado e os sentidos que atribuem à sua presença em sala de aula.

A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade.

A deficiência/diferença no contexto da escola regular



A diferença em suasmúltiplas facetas esteve associada, por longa data, à idéia de anormalidade, resultando na marginalização daqueles indivíduos que, por suas peculiaridades, eram impedidos de usufruírem os mesmos benefícios que os demais.



No âmbito educativo, a evolução paradigmática, desde a total segregação até a inclusão, é fruto de uma gama de interrogantes e de movimentos sociais preocupados em erradicartoda e qualquer forma de exclusão. Nesse contexto, a escola é convidada a rever posturas e linhas de ação no tocante à formação de seus alunos, sob a égide de uma “Educação para Todos”.



Diferentes concepções e práticas acompanharam a evolução histórica da Educação Especial. Na fase denominada de exclusão, considerada a pré-história da educação especial, predominava um olhar sobrenatural sobreas pessoas com deficiência que eram comumente ignoradas e perseguidas, vítimas de atitudes sectaristas, como o abandono e o extermínio (JIMÉNEZ, 1997).



O final do século XVIII e início do século XIX, foi marcado pelo período da segregação institucional, no qual o atendimento era realizado em conventos, asilos e hospitais psiquiátricos, que se constituíam em verdadeiros espaços deconfinamento para essas pessoas que eram mantidas à margem da sociedade. A concepção de deficiência, enquanto patologia ou disfunção orgânica, nessa fase, contribuiu para a definição de diretrizes educacionais, ancoradas no princípio médico-psicológico, que buscava “corrigir” a imperfeição, a fim de normalizar o sujeito (JIMÉNEZ, 1997).



Nos anos 70, com a integração, deu-se um passo à frente nosentido de que já se vislumbrava a inserção das pessoas com deficiência nos diversos segmentos sociais, dentre o sistema regular de ensino. Sassaki (1997) destaca que o modelo integrador, pressupõe uma prática unilateral, em que é o aluno com deficiência quem precisa se adaptar ao sistema de ensino, cabendo ao último apenas recebê-lo, sem que isso implique em modificações mais profundas em sua...
tracking img