Plano de curto e medio prazo desiguadade e pobreza no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 01
Passo 03
Preparação: Esta etapa é totalmente necessária se a instituição ou grupo esta iniciando Um processo mais globalizado e mais participativo de planejamento, basta dois ou três turnos de trabalho para isso, embora as circunstâncias possam indicar a utilização de dois ou três dias. O objetivo desta etapa é promover a analise dos pontos básicos de um processo cientifico eparticipativo, a fim de cresça a, motivação para o planejamento e para que se possibilite a eficiência nas etapas seguintes, isto será feito, basicamente, com a apresentação de palestras somadas á leitura de textos escolhidos. A isso deve-se acrescentar a analise, em grupos e em plenário, das palestra e dos textos apresentados. É necessário para todos os participantes é a visão global do planejamento e,operacionalmente, compreender, a cada momento, o que esta se realizando.
Elaboração do plano global de médio prazo:
Elaboração de um marco referencial: é necessário que o grupo todo tenha noção do que seja um marco referencial e compreenda os aspectos em que se apresenta. Um começo simples e de eficiência comprovada é distribuir aos participantes um conjunto de questão, cujas respostas dadasindividualmente e as perguntas devem se em quantidade suficiente para permitir, aos participantes, a escolha de temas que mais interessam : devem-se pedir aos participantes que responda um ou duas perguntas de cada bloco.em seguidas são recolhidas as respostas pessoas em forma de textos como primeira versão do marco referencial , o resultado do textos(s) deve ser multiplicado, de modo que haja umacopia para cada participantes no plenário que vai seguir-se a dinâmica da participação :”do individual ao grupal”, em que os textos são lidos , apenas lidos , e nunca debatidos,é interessante que cada grupo ou individuo antes de ler os seus texto explique como realizou o trabalho e necessário para essa tarefa que todos tenha em mãos a copias dos textos, e no decorre das leituras os participantesdevem anotar suas observações aos textos: o que querem destacar, com o que concordam., o que gostariam de incluir ou de retirar, depois é realizada a avaliação dos textos que é importantíssimo na decisão.organizam pequenos grupos e cada grupo avaliará os textos dos aspectos do marco referencial que não redigiu . Estes grupos avaliam dizem o que esta bem e o que esta mal, justificando este seujuízo nessa etapa não se trata de refazer os textos, só de julgá-los. Em plenário, cada grupo apresenta oralmente sua avaliação. deve também, ter por escrito suas observações a fim de passá-las, depois, ao grupo que fez a redação ( que agora vai refazê-la ou á equipe de redação. O importante é ouvir a opinião global e detalhada de cada grupo. Volta-se a redigir. Ou tudo está com uma equipe de redaçãopreviamente indicada ou os mesmos grupos que fizeram a redação reescrevem texto, levando em conta todo o material que apareceu até agora e as avaliações feitas:em especial os pronunciamento de cada participante (tarefa 01), os textos dos grupos que escreveram sobre os mesmo aspectos,o pronunciamento dos grupos que fizeram a avaliação e novas descobertas do próprio grupo,estas,normalmente,apenas para tornar mais preciso, orgânico e claro o texto. Retorna-se ao plenário onde se repete a situação da terceira tarefa. Antes de iniciar o plenário anterior, é preciso definir se está encerrando ou não a elaboração do marco referencial, nesta altura, pode-se aceitar o trabalho como em conclusão , isto é, pode-se aceitar que se organize uma equipe para escrever a redação final que, comose verá, será final apenas para este momento, os textos elaborados na tarefa seis e a avaliação indicada neste tarefa oito são, respectivamente,a base e a direção do texto final da equipe de redação.
Elaboração de um diagnóstico: É necessário que o grupo tenha clareza sobre o que seja um diagnóstico. Além do que ficou claro na etapa da preparação, é indispensável que o grupo seja lembrado de...
tracking img