Plano de curso semestral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivos gerais:
* Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
* Desenvolver a capacidade criticae as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.
* Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidadessociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.
* Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.
Objetivos específicos:
* Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade.
*Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
* Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavra
* Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
* Expressar-se oralmente e por escrito
* Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
* Reconhecer o som inicial e final das palavras.
* Reconhecer naspalavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
* Usar corretamente a letra maiúscula
* Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
Conteúdos programáticos para o 1º semestre:
* Expressão oral e não verbal.
* Função social da escrita.
* Nome da criança.
* Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
* Construção de palavras.* Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
* Som final e inicial das palavras estudadas.
* Número de letras e silabas das palavras.
* Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
* Pontuação – ponto final e vírgula.
Procedimentos metodológicos
* Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizadautilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.
* O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
* O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição dalinguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.
* As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.
* O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.
* As atividadespedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos didáticos.
Recurso didático:
* Canções, cantigas de roda,poesia, verso, poemas, dramatização, músicas, paródias, parlendas, trava-língua, livros de histórias e gibis
* Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
* Produção oral.
* Leitura compartilhada, aparelhos de som, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó,...
tracking img