Plano de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1.1.3. APLICAÇÕES DE LIQUIDEZ IMEDIATA
Função: Controlar os valores aplicados em instituições financeiras, tais como: Fundos de Investimentos, Certificados de Depósitos Bancários, entre outros.
Funcionamento: Debita-se pela transferência de valores para aplicação financeira e pelos rendimentos gerados no período.Credita-se pelo resgate ou liquidação da aplicação financeira e pelos impostosincidentes quando do resgate ou rendimento.
Natureza de Saldo: Devedora

1.1.2 DIREITOS
FUNÇÃO: Este grupo de contas destina-se a demonstrar o somatório dos valores dos créditos em circulação, agrupados em créditos a receber, entidades e agentes devedores, devedores por responsabilidades apuradas, depósitos realizáveis a curto prazo, valores em trânsito realizáveis e créditos diversos areceber.
Funcionamento: Este grupo de contas é debitado pelos aumentos verificados nas contas dos créditos em circulação. Este grupo de contas é creditado pelas iminuições ocorridas nas contas dos créditos em circulação.
Natureza de Saldo: Devedora

1.1.2.1 CRÉDITOS OPERACIONAIS
FUNÇÃO: Este grupo de contas destina-se a demonstrar o somatório dos valores dos créditos a receber, agrupados emtributos a receber, créditos tributários, recursos especiais a receber, devedores por adiantamentos e arrecadação via rede bancária.
FUNCIONAMENTO: Este grupo de contas é debitado pelos aumentos nos
saldos das contas dos créditos a receber. Este grupo de contas é creditado pelas diminuições ocorridas nos saldos das contas dos créditos a receber.
NATUREZA DE SALDO: Devedora.

1.1.2.2 ADIANTAMENTOSFUNÇÃO: Controlar os adiantamentos concedidos aos empregados.
FUNCIONAMENTO: Debita-se sempre que ocorrer a efetivação do adiantamento por meio de numerário, cheques ou transferências bancárias. Credita-se sempre que ocorrer a devolução ou realização do evento que motivou o adiantamento.
NATUREZA DE SALDO: Devedora

1.1.2.3 IMPOSTOS A RECUPERAR
FUNÇÃO: Controlar impostos a seremrecuperados/compensados em períodos subseqüentes.
Funcionamento: Debita-se pela retenção de impostos por terceiros ou pela antecipação de algum imposto pela própria empresa. Credita-se quando ocorrer a restituição ou utilização do crédito existente.
NATUREZA DE SALDO: Devedora

1.1.2.4 OUTROS CRÉDITOS
FUNÇÃO: Esta conta destina-se a registar créditos em circulação não
classificáveis nas contas anteriores.FUNCIONAMENTO: Esta conta é debitada pelo valor de créditos em circulação
não classificáveis nas contas anteriores. Esta conta é creditada pela realização do crédito.
NATUREZA DE SALDO: Devedora

1.1.3 ESTOQUE
FUNÇÃO: Controlar nas contas deste subgrupo os materiais e produtos adquiridos pela empresa, ainda não-utilizados nas atividades industriais, comerciais ou da prestação de serviços,inclusive os respectivos adiantamentos a fornecedores.
FUNCIONAMENTO:
Debita-se:
a) Não tendo a empresa Controle dos Estoques Integrados à Contabilidade: pelos ajustes dos Estoques periódicos, ocorrendo aumento dos valores existentes, pelo controle permanente dos estoques, ou por contagem física, tendo como contrapartida a conta Resultado Comercial.
b) Tendo a empresa Controle dos EstoquesIntegrados à Contabilidade: pelas aquisições dos materiais; sendo a empresa industrial, excluído do valor do IPI e ICMS, e, se, comercial, excluído do ICMS.
Credita-se:
a) Não tendo a empresa Controle dos Estoques Integrados à Contabilidade: pelos ajustes dos Estoques periódicos, ocorrendo redução dos valores existentes, pelo controle permanente dos estoques, ou por contagem física, tendo comocontrapartida a conta Resultado Comercial.
b) Tendo a empresa Controle dos Estoques Integrados à Contabilidade: pelo uso ou consumo dos materiais.
NATUREZA DE SALDO: Devedora

1.1.3.1 MERCADORIAS
FUNÇÃO: Registrar a movimentação no estoque de mercadorias adquiridas para revenda.
FUNCIONAMENTO: Creditada pela compra de mercadoria com base em Nota Fiscal/ Fatura em contrapartida com a adequada...
tracking img