Plano de contas contabilidade publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01) De acordo com a pag 10/12 do MPCASP 5 edição qual a finalidade do plano de contas?

Em linhas gerais os objetivos do PCASP correspondem ao estabelecimento de normas e procedimentos para o registro contábil das entidades do setor público e a viabilizar a consolidação das contas públicas.
Em linhas específicas sua finalidade são:

a) atender às necessidades de informação das organizaçõesdo setor público

b) Observar formato compatível com as legislações vigentes, os Princípios de contabilidade e as Normas brasileiras de contabilidade Aplicadas do Setor Público (NBCASP)

c) Adaptar-se, tanto quando possível às exigências dos agentes externos, princcipalmente às Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (NICSP)

02) O sistema e Subsistemas contábeis tem qualfunção?

Os sistemas contábeis tem a função de prestar informações para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.
É dividido em Subsistemas de Informações Orçamentárias, Patrimoniais, de Custos e deCompensação que devem ser integrados para subsidiar a administração pública referente:
a) Desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão.
b) Avaliação dos resultados obtidos na execução de programas de trabalho com relação à economicidade, à eficiência, `a eficácia e à efetividade.
c) Avaliação de metas estabelecidas pelo planejamento
d) A avaliação dos riscos e das contingências.Os subsistemas oferecem produtos diferentes em razão das especificidades demandadas pelos usuários e facilitam a extração de informações.

03) O PCASP esta dividido em 8 classes, quais são? qual a função de cada?

O PCASP está dividido em 8 classes:
1. Ativo; são recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados.

2. Passivo e Patrimônio Líquido; Compreende asobrigações existentes da entidade oriundas de eventos passados que cuja liquidação se espera que resulte em fluxo de saída de recursos que incorporem benefícios econômicos ou serviços em potencial. Patrimônio liquido é o valor residual do ativo depois de deduzidos seus passivos.

3. Variações Patrimoniais Diminutivas; decréscimo do patrimônio liquido sob a forma de saída de recursos ou redução do ativoou incremento em passivo.

4. Variações Patrimoniais Aumentativas; entrada de recurso ou aumento de ativo ou diminuição de passivo que resulte em aumento do patrimônio liquido

5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento; São as contas com função de registrar os atos e fatos ligados a execução orçamentária.

6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento; registraa atos efatos ligados à execução orçamentária.
7. Controles Devedores; contas onde são registrados atos potenciais e controles específicos.

8. Controles Credores. contas onde são registradas a execução de atos potenciais e controles específicos.

A natureza da informação evidenciada pelas contas das quatro primeiras classes, 1 a 4, é Patrimonial, ou seja, informa a situação do patrimônio da entidadepública. A natureza da informação das contas das duas classes seguintes, 5 e 6, é Orçamentária, pois nessas classes são feitos os controles do Planejamento e do Orçamento, desde a aprovação até a execução. Por fim, a natureza da informação das contas das duas últimas classes, 7 e 8, é de controle, pois nessas classes são registrados os atos potenciais e diversos controles.

04) O PCASP apresentaquantos grupos? Qual a função de cada um deles?
Contas com informações de natureza patrimonial
contas com informações de natureza Orçamentaria
Contas com informações de natureza típica de controle

1- Ativo Circulante: caixa ou equivalentes de caixa, realizáveis ou mantidos para venda ou consumo dentro do ciclo operacional da entidade.
2- Ativo não Circulante: realizável a longo prazo,...
tracking img