Plano de carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DE CARREIRA 
(e/ou DE NEGÓCIO)
O modelo aqui apresentado é genérico, e pode sofrer as modificações necessárias para adequar-se às especificidades das necessidades individuais. Um modelo para planejamento de carreira ou de negócio tem como principais objetivos:
•          desenvolver nas pessoas um espírito crítico com relação a seu comportamento diante da carreira ou do negóciopretendido;
•          estimular e dar suporte a um processo de auto-avaliação, visando ao planejamento individual de sua carreira ou negócio;
•          oferecer uma estrutura para reflexão das pessoas sobre sua realidade profissional e pessoal;
•          disponibilizar ferramentas para desenvolver objetivos de carreira e de negócios e planos de ação e para monitorar as oportunidades domercado.
Um modelo que sintetiza de forma genérica as proposições de diversos autores para planejamento de carreira, e que pode ser extrapolado para o planejamento preliminar de um negócio, é apresentado por London e Stumph (1982). Segundo esses autores, o planejamento de carreira depende de três tarefas de responsabilidade do indivíduo:
1.  Auto-avaliação - avaliação de suas qualidades, interessese potencial para os vários espaços de atuação proffisional;
2. Estabelecimento de objetivos de carreira (ou negócio) - identificação de objetivos de carreira (ou negócio) e de um plano realista baseado na auto-avaliação e na avaliação das oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.
3. Implementação do plano de carreira - obtenção da capacitação e acesso às experiências profissionaisnecessárias para competir pelas oportunidades e para atingir as metas desejadas.
Esses autores afirmam que as pessoas podem conduzir seu planejamento de carreira (ou de negócio) de várias formas; duas preocupações, porém, são essenciais:
(a)  formar uma visão realista, clara e apurada de suas qualidades, interesses e inclinações pessoais e,
(b)  estabelecer objetivos e  preferênciasprofissionais. 
 
A proposta desses autores considera os seguintes aspectos:
 -  AUTOAVALIAÇÃO
 -  ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS 
 -  IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES 
-   PLANO DE AÇÃO
-   IMPLENTAÇÃO 
 
O ponto de partida portanto é a auto-avaliação, isto é o autoconhecimento. É a partir daí que devem ser desenvolvidos os objetivos de carreira ou de negócio e o plano de ação para a consecução destesobjetivos. Com base neste exercício é que será possível identificar as oportunidades no mercado. Naturalmente, estas etapas são interativas, ocorrendo ao longo do processo de planejamento uma contínua influência entre as mesmas.
 
Para orientar o processo de auto-avaliação existem muitas ferramentas, tais como: manuais de autopreenchimento, como por exemplo os apresentados por Savioli (1991) e porKotter, Faux e 
McArthur  (1982) apresentados de forma sintética no Quadro 1;
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quadro l   Roteiros para auto-avaliação visando planejamento de carreira.
Proposta de Savioli (1991)
1.        Registro do que você gosta de fazer, independentemente do que você é obrigado a fazer pordever profissional; do que você não gosta de fazer, esteja ou não sendo levado a praticar; do que sabe fazer bem, forma de concretizar habilidades e atitudes; do que não sabe fazer bem. Estes registros devem ser efetuados em três
campos: o individual e familiar, o social e o profissional.
2.         Visualização do futuro, descrevendo como você projeta seu futuro para daqui a cinco anos em termosde composição familiar, saúde, lazer, situação econômica, desenvolvimento cultural do cônjuge e dos filhos, autodesenvolvimento, comunidade e vida espiritual.
3.        Realização de um balanço da situação atual em relação ao projetado e estabelecimento de mudanças desejadas.
4.        Projeção de mudanças no cenário profissional para os próximos cinco anos e análise de como elas poderiam...
tracking img