Plano de carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
E como não poderia ser diferente, neste post falarei do processo tradicional de Recrutamento e Seleção e, no próximo, falarei do novo processo que a Curriculum oferece. Posteriormente falarei tambémsobre o processo de recolocação profissional.

E por falar neste assunto, talvez antes de começar falar sobre tudo isso, seria interessante deixar claro alguns conceitos básicos que aparecerão commuita frequência neste blog:

Recrutamento e Seleção: é um processo feito pelas empresas, tradicionalmente pelo departamento de Recursos Humanos – o famoso RH. É o processo que elas fazem quandoprecisam contratar, quando precisam preencher uma vaga em aberto.

Recolocação Profissional: é o processo que o candidato faz quando está em busca de um emprego. Este processo envolve uma série deetapas, bem como preparação de um bom currículo, divulgação deste currículo, entre outras das quais falaremos em posts futuros.

Então vamos lá falar um pouco sobre o processo de Recrutamento e Seleçãotradicional.

Pode até soar estranho, mas o modelo tradicional de Recrutamento e Seleção que você conhece hoje começou há muitos anos lá no fim da escravidão e no início da era da revoluçãoindustrial.

Com estes dois fatores acontecendo relativamente próximos, tivemos o fim de uma grande massa de mão de obra escrava e, como consequência, o aumento da necessidade de mão de obra um pouco maisqualificada por conta da revolução industrial.

Surge então a necessidade de divulgar estas vagas e nesta hora, as empresas utilizaram a única mídia a que tinham acesso: os muros e portões das suasfábricas.

O processo era lento e a cada vaga que surgia, o empregador recebia centenas, muitas vezes milhares de pessoas em seu escritório até selecionar a melhor para ser contratada.

Depois dealgum tempo o anúncio da vaga migrou para o jornal, uma mídia mais poderosa e abrangente e que atingia muito mais pessoas. Foi provavelmente nesta época que deve ter nascido o currículo em papel, como...
tracking img