Plano de carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

Olá! Seja bem-vindo! Meu nome é Eduardo. Estamos começando o curso de Departamento Pessoal Informatizado, o curso está estruturado em módulos. Veja abaixo:

Módulo I – Introdução Módulo II - Recrutamento, Seleção e Admissão de Pessoal Modulo III - A Previdência Social – (INSS) Instituto Nacional do Seguro Social Módulo IV- Folha de Pagamento Módulo V- 13o. Salário Integral eProporcional Módulo VI – Férias Módulo VII - Punições Aplicadas pelo Empregador Módulo VIII - Seguro Desemprego do Trabalhador Módulo IX - Afastamento e Direitos do Empregado/Empregador
Neste curso, você aprenderá a atender a política empresarial e o mercado de trabalho globalizado que é cada vez mais exigente. Desejo que aproveite bastante o curso, não deixe dúvidas, estude todo o material e façatodas as atividades!

2

MODULO I – INTRODUÇÃO
Organograma do departamento de Pessoal O organograma é uma divisão ou órgão da empresa, encarregado de um conjunto específico de tarefas ou atividades. Numa grande empresa ou conforme a estrutura da mesma, o Departamento de Pessoal poderá ser subdividido em diversas seções.

Um ponto importante na área do departamento pessoa é sobre ascategorias dos empregados, empregadores e suas leis. Empregador: Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços.

Parágrafo primeiro – Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficências, asAssociações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

Parágrafo segundo – Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas personalidades jurídica própria, estiveram sobre a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, serão, para os efeitos da relaçãode emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas (Artigo 2 da CLT).

3

Empregado: Considera-se empregado toda a pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual (casual) a empregador, sob a dependência deste mediante salário (Artigo 3 da CLT).

Parágrafo Único – Não haverá distinções relativas a espécie de emprego e a condição detrabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.

Direito do trabalho é o conjunto das normas que regulam as relações de trabalho entre empregado e empregador. O conjunto de leis referentes ao Direito do Trabalho recebe o nome de Legislação Trabalhista e estas leis encontram-se reunidas na CLT –

Consolidação das Leis do Trabalho.

Pessoa física ou jurídica, proprietária ou não queexplore a atividade agroeconômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregadores. Sempre que uma ou mais empresas, embora tendo cada uma delas personalidade jurídica própria, estiverem sob direção, controle ou administração de outra, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integram grupo econômico ou financeiro rural, serão responsáveissolidariamente nas obrigações decorrentes da relação de emprego. Lei 5.889, de 08/06/73 e Decreto Lei 73.626, de 12/02/74.

Empregado Rural

- Empregado rural é toda pessoa física que, em

propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário. Lei n° 5.889, de 08/06/73 e Decreto Lei 73.626, de 12102/74.

4 Considera-se empregador público, a União, os Estados, os Territórios, os Municípios, as Autarquias e Fundações que. assumindo os riscos de atividade econômica ou não, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. O setor

público pode contratar o serviço público pela CLT ou por Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos (ESTATUTO) ou ainda, através de Contratos Temporários....
tracking img