Plano de carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Equipe:

Orientadora:

Conceito:
O plano de carreira tem por objetivo colocar a pessoa nos trilhos do sucesso profissional, familiar e comunitário, programando, assim, o crescimento nas quatroáreas de maneira eficaz. Ele possibilita programar o tempo necessário para alcançar os objetivos e avaliar se os conhecimentos são suficientes ou não para realizar os projetos.
Evolução:
No passado,a carreira de uma pessoa tinha como característica “ vida na empresa”, ou seja, quanto mais tempo você trabalhava na mesma instituição, mais você era renumerado e, normalmente, as possibilidades deascensão eram verticais. Sendo assim, as empresas eram as responsáveis pela carreira dos seus empregados.Na década de 1980, a descrição de cargos vira moda nas grandes companhias com o objetivo de promover planos de carreira aos seus colaboradores. Mas, como nem todosdesejavam e tinham aptidão para assumir um cargo de chefia, surge a carreira em Y que dá a opção de seguir dois caminhos diferentes: ser promovido para um cargo de chefia ou tornar-se um especialista.Com a globalização, o advento das novas tecnologias e as mudanças incessantes e constantes que vêm afetando o ambiente empresarial desde a década de 1990, surge à necessidade de adaptação a taisfatores por parte das empresas e dos profissionais. Diante disso, o lema vira “empregabilidade” (palavra que vem do inglês Emplovability), e significa o conjunto de conhecimentos, habilidades ecomportamentos que tornam um profissional preparado e importante não apenas para a empresa em que atua, mas pra qualquer companhia que tenha a necessidade de contratá-lo.
Finalidade
O plano de carreira é ocaminho mais rápido para chegar ao sucesso profissional, o mesmo tempo que, para a empresa: diminui riscos, rotatividade, aumentam a produtividade, qualidades dos serviços e ganhos financeiros....
tracking img