Plano de cargos e salarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO



Para manter-se no mercado competitivo, as empresas precisam ser competitivas para permanecerem no mercado. Para que uma empresa seja competitiva e alcançar os resultados almejados, um dos fatores essenciais para o sucesso é a qualidade dos seus funcionários. Fator este que traz motivos de preocupação, pois para haver qualidade no desempenho de suas funções, os funcionáriosdevem ser remunerados e recompensados de maneira igualitária. Sendo assim, é necessário que a empresa possua um adequado plano de cargos e salários, que proporcione a ela todas estas informações.
A empresa D5 Assessorias e Serviços Ltda. iniciou suas atividades em 20 de dezembro de 2000, no município do amazonas, no ramo de eletricidade prestando serviço para Eletrobrás.
O referido trabalhoapresenta o objetivo e a importância de aplicar um plano de cargos e salários, como aplicar dentro da empresa, para que a mesma possa vir a ter um equilíbrio salarial e uma remuneração justa para seus colaboradores, assim evitando possíveis conflitos e tornando-a modelo para as demais empresas.
1.1 Objetivos

1.1.1Objetivo Geral
Propor a implantação do plano de cargos e salários na empresaD5 assessorias e serviços Ltda.

1.1.2 Objetivos Específicos

* Identificar os cargos existentes na Organização;
* Descrever os cargos existentes na Organização;
* Analisar os cargos atuais;
* Aplicar à avaliação dos cargos atuais construindo a probabilidade de graduação e utilizando o sistema de métodos de pontos.
1.2 Metodologia

A pesquisa é de caráterquantitativo, pois precisa de uma análise e levantamento de dados (GIL, 2005, p.122):

Se o propósito do projeto implica medir relações entre variáveis (associação ou causa-efeito), em avaliar o resultado de algum sistema ou projeto, recomenta-se utilizar preferencialmente o enfoque de pesquisa quantitativa e utilizar o melhor meio possível de controlar o delineamento da pesquisa para garantir uma boainterpretação dos dados.

A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista, dentre outros), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, detudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa. BELLO (2006)

1.2.1 Tipo de Estudo

A pesquisa objetivou implantar um plano de cargos e salários da Empresa D5 Assessorias e Serviços um dos requisitos primordial para estar no mercado competitivo. Essa pesquisa também se caracterizou por ser descritiva, pois possibilita descrever todos os cargos que a organização possui. Também foramlevadas em consideração na metodologia a observação do pesquisador, como também algumas observações complementares no instrumento de pesquisa com o intuito de facilitar ao máximo a análise dos dados, a partir dos depoimentos dos atores
Para Vergara (2004, p.27), os estudos exploratórios são feitos nas áreas onde há pouco conhecimento acumulado e sistemático. Não há, portanto, hipóteses. De acordo comSantos (2000, p.177), esses “são usados quando pouco se sabe sobre os empreendimentos a serem estudados”. Aautora esclarece que a pesquisa descritiva é orientada para avaliar e categorizar as organizações previamente definidas.
A pesquisa concentrou-se na relação salarial dos funcionários, pois a empresa não possui um plano de cargos e salários. Portanto, o estudo possui também um carátercorrelacional. Para Richardson (2004, p.30) relata que “os estudos que procuram investigar a correlação permitem controlar, simultaneamente, grande número de variáveis que estão relacionadas, oferecendo ao pesquisador entendimento do modo pelo qual as variáveis estão operando”.

1.2.2 Fonte de Coleta de Dados

Serão realizadas entrevistas com 259 funcionários, sendo que a primeira entrevista será...
tracking img