Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AQUECIMENTOS E TÉCNICAS - 10/01/01
Objetivo: AQUECIMENTO VOLTADO PARA O FUTSAL E UM APRIMORAMENTO DE TECNICAS
Duração: 30 MIN
Material: BAMBOLÊS, CONES E BOLAS
Faixa Etária: JOVENS

Parte Prática:
*A AULA SE INICIA COM UM ALONGAMENTO NORMAL SÓ QUE FEITO COM BOLAS PARA MAIOR INTERAÇÃO DO ALUNO COM A MODALIDADE.

*LOGO EM SEGUIDA COMEÇAMOS UM TRABALHO DE MOVIMENTAÇÃO, COM CORRIDA COMCONDUÇÃO DE BOLA EM VOLTA DA QUADRA,

*COM A AJUDA DOS CONES PROSSEGUIMOS A CORRIDA SÓ QUE AGORA COM OS ALUNOS FAZENDO UMA MOVIMENTAÇÃO ENTRE OS CONES QUE ESTÃO NUMA DISTÂNCIA DE MEIO METRO UM DO OUTRO.

*PARTINDO PARA UMA SEGUNDA PARTE USAREMOS AGORA OS BAMBOLÊS QUE SERÃO COLOCADOS UM AO LADO DO OUTRO E OS ALUNOS CORRERAM PELO CORREDOR DE BAMBOLÊS TROCANDO AS PERNAS E CABECEANDO A BOLA JOGADAPELO PROFESSOR NO FINAL DO CORREDOR.

*O PRÓXIMO EXERCÍCIO CONSISTE NO TREINAMENTO DE CHUTES A GOL COM A BOLA EM MOVIMENTO, OS ALUNOS FICAM EM UMA FILA DE UMA METADE PARA TRAZ DA QUADRA, SENDO QUE O PRIMEIRO FIQUE NO MEIO DA QUADRA COM A BOLA E O PROFESSOR NA OUTRA QUADRA PERTO DA LINHA LATERAL. O ALUNO TOCA A BOLA PARA O PROFESSOR E CORRE PARA CHUTAR A MESMA QUE SERÁ TOCADA PELO PROFESSOR NAFRENTE.

*DEVE FAZER PARTE DA AULA O TREINAMENTO DE PASSES QUE É FEITO COM OS ALUNOS COLOCADOS LADO A LADO NOS DOIS LADOS DA QUADRA E COMECEM A TROCAR PASSES TANTO COM O PÉ D. COMO COM O E. .
observação: BOM, ESTA É UMA AULA BEM BÁSICA COM MOVIMENTOS E PRÁTICAS DO FUTSAL, MAS QUE TERÃO MAIS ÊNFASE COM INCIANTES. NÃO SOU DA ÁREA, MAS ESPERO TER CONTRIBUÍDO.
 
Passe -20/02/01
Objetivo:Aprimorar o passe
Duração: 50 min.
Material: 15 bolas
Faixa Etária: 10-12 anos
Parte Prática:
Aquecimento:
Jogo de bobinho onde é formado um circulo com um jogador no centro. Os jogadores que estão no círculo devem trocar passes sem deixar o jogador que se encontra no centro do círculo encoste-se à bola.
Caso este jogador encoste, o último jogador a tocar na bola será o bobinho.
Éinteressante dividir os alunos em turmas de 5, e aos poucos adaptar as regras como, limitar o número de toques na bola, ou a forma de passe. (10 minutos)
Segunda parte:
Exercícios diretivos. Alunos um de frente para o outro realizam passes.
Variar distância, tipo de passe e pé de execução (15 minutos)
Terceira parte:
Jogo adaptado. Jogo adaptado visando o aprimoramento do passe.
Jogo coletivonormal onde os alunos só poderão dar 2 toques na bola(Variar o número de toques na bola e a perna de execução) 25 minutos .
Observação: É interessante fazer considerações pedagógicas entre a segunda e a terceira parte .

Futsal - 05/03/01
Objetivo: reunir meninos e meninas em uma mesma atividade, visando o melhor posicionamento e entendimento do jogo por parte das meninas
Duração: 50 min.Material: bola de futsal
Faixa Etária: de 10 anos em diante.
Parte Prática:
A aula deverá ser iniciada com um jogo pega-pega para aquecimento e entrosamento da turma.
Poderá ser utilizado o pique corrente, aonde o pegador vai dando a mão para os que forem pegos, em nenhum momento poderá soltar as mãos.
Após esse contato inicial, o professor deverá explicar a seus alunos que irá fazer umaatividade onde irão participar meninos e meninas. No caso, os meninos serão de extrema utilidade pois já têm noção do jogo de futsal.
Serão formadas duplas de casal, serão 4 duplas de cada lado, correspondendo a uma equipe. No gol utilizaremos também um casal que deverá estar de mãos dadas assim como os jogadores de linha.
O jogo se desenvolve como o jogo real de futsal, as mesmas regras, sendo quesomente as meninas poderão fazer gols e no caso de soltar as mãos também será considerada falta. Dependendo do número de alunos da turma, formam-se várias equipes, marca-se o tempo de jogo ou quantidade de gols.

Observação: É uma aula muito divertida, pois apesar dos meninos terem noção do jogo, o simples fato de estarem com as mãos presas e tendo que "puxar" sua companheira atrapalha...
tracking img