Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- IDENTIFICAÇÃO

Instituição:
Curso: 6º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Carga Horária: 120 horas
Período: Vespertino Anual Ano Letivo: 2011
Professora:

2. EMENTA
Interpretação e análise dentro da norma padrão. Reflexão sobre diferentes gêneros textuais e desenvolvimento de leituras. Aprofundamento dos conteúdos gramaticais. Aplicação e definição de morfologia e sintaxe.Estabelecimento de relações entre, comunicação oral, escrita e análise.
3. OBJETIVOS
3.1. OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver procedimentos e capacidades de leitura, análise, interpretação e produção de diferentes gêneros textuais.
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Ler, compreender e estudar as estruturas e particularidades dos diversos gêneros textuais;
 Realizar a interpretação e produção dos diversos gênerostextuais;
 Expor opinião nos debates com os colegas e professor;
 Usar a língua falada em diferentes situações escolares;
 Planejar a fala em situações formais.
 Incentivar os alunos a utilizar recursos linguísticos (pronome, tempo verbal e pronomes), elementos argumentativos e o sistema de pontuação em suas produções textuais;
 Aprimorar a produção textual (científicos, jornalísticos epoéticos) com coerência e coesão a partir de informações selecionadas de diferentes fontes: enciclopédias, livros e revistas científicas e sites científicos na internet.

4 - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1º Semestre:
 Linguagem oral
Utilização da linguagem em situação de intercâmbio oral, ampliando-a para outras: com maior grau de formalidade; preparação previa; manutenção de um ponto de vista aolongo da fala; elementos de expressão oral.
Exposição verbal de opinião perante situações de: injustiça, discriminação e preconceito (etnia, sexo, idade e necessidade especiais).
Adequação da fala às inúmeras e variadas situações comunicativas, com clareza e objetividade, dramatização e recitando textos.
 Prática de leitura
Textos informativos (resumos, relatórios, tabelas e gráficos):Recursos linguísticos próprios do texto informativo: emprego dos tempos verbais; usos de pronomes; tipos de frases; linguagem extra verbal; interpretação do texto com auxilio de material gráfico diverso (foto tabela e gráfico); informações oferecidas por glossário; verbete de dicionário; legenda; gráfico; tabela e marcas tipográficas na compreensão do texto.
Textos narrativos ficcionais (contos,lendas, fábulas, historia em quadrinhos e outros): distinção entre narrador e personagem; foco narrativo (narrador-personagem; narrador observador, narrador onisciente); sinais de pontuação e de seu papel na organização do texto: relação entre os interlocutores sobre o registro formal e informal;
Leitura de outros textos de diferentes gêneros ( exemplo: texto eletrônico).
 Produção da escritaProdução de textos informativos, narrativos ficcionais e outros:
Consideração das condições de produção: finalidade; especificidade da modalidade textual e do suporte: papel assumido pelos interlocutores; progressão temática e de sentido geral do texto; desenvolvimento do tema; mobilização dos conhecimentos prévios; utilização de metodologia cientifica na elaboração de trabalho.
Produção daescrita: estabelecimento de unidade de sentido; fatores de contextualização ( coesão e coerência textual); progressão temática e de sentido geral do texto, empregando formas ortográficas e mecanismos básicos de acentuação; coerência; coesão e concordância.
 Analise linguística
Gramática no contexto: morfológico e sintático; semântico; discursivo ou pragmático; fonética e fonologia (fonema silaba eortofonia; homônimos/parônimos; pontuação acentuação):
Identificação dos recursos coesivos utilizados pelo autor (conjunções, pronomes, advérbios e locuções adverbias) nos textos: informativos, narrativos ficcionais e outros, considerando: construção de textos com os respectivos elementos constitutivos e recursos linguísticos; características dos diferentes tipos de gráficos: conotação de...
tracking img