Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Sumário
1. Introdução:
2. Planejamento de aula ou Plano de aula:
3. A importância do plano de aula:
4. As funções do plano de aula:
5. Etapas básicas do plano de aula:


















































1. Introdução:


Chegamos às considerações deste relatório depois do trabalho decampo através de uma visita avaliativa realizando em uma instituição privada de nossa cidade que objetivou analisar e entender a realidade de uma sala de aula destacando todas as suas etapas sua aplicação e importância na organização do trabalho pedagógico do professor, pois é comum pensar e fazer um Plano de Aula para si mesmo, esquecendo que este plano é para o aluno e este deve ser o centro doplanejamento e o mesmo não é uma folha de papel em branco ele traz consigo um histórico sócio cultural vasto de conhecimentos e nós como educadores criaremos uma ponte que nos levara a esse aluno numa troca de ensino e aprendizagem. Aqui entra o plano de aula como facilitador que auxiliará do professor na condução dos seus métodos.
“O planejar é uma realidade que acompanhou a trajetóriahistórica da humanidade. O homem sempre sonhou, pensou e imaginou algo na sua vida.” (Mengolla,San’tAnna, 2001, p.15)..
A temática planejar leva-nos a vários níveis de planejamentos dentro do âmbito da educação e que variam em abrangência e complexidade: focaremos nesse trabalho o planejamento de aula.


































2. Planejamento de aula ouPlano de aula:


Planejamento de aula é um projeto de atividades detalhada que prevê de maneira mais precisa possível a apresentação de conteúdos, ou seja, é um roteiro de trabalho sistemático que tendo finalidade especifica de operacionalizar os procedimentos diários para a reflexão e concretização do trabalho a ser realizado em sala de aula no processo ensino-aprendizagem objetivando queo educando alcance as metas estabelecidas sem que isso obrigue o professor a manter fidelidade a este plano que pode sofre uma variante ou seja o plano de aula tem que ser flexível a mudanças necessárias no contexto da necessidade em sala de aula por isso diz-se que que planejamento de aula é um facilitador podemos dizer uma bussola que só tem contribuído por tratar-se de um documento no qualfaz-se a previsão de conteúdos e atividades ao planejar uma situação de aprendizagem, o professor deve levar em conta . O ato de planejar leva o professor a algumas etapas básicas que norteiam qualquer modelo de plano de aula: prevê os objetivos a serem alcançados, especifica os itens e subitens do conteúdo, define os procedimentos, indica os recursos a serem utilizados durante a aula e estabeleceprocedimentos de avaliação.


3. A importância do plano de aula:


Definir a importância do plano de aula é um tanto desnecessário, pois o trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está o ensino- aprendizagem, como personagens principais está a escola, os professores e os alunos coadjuvantes desse fascinante enredo do ensinar-aprender dentro dasrelações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está perpassado por influências econômicas, políticas e culturais da diversidade de classes sociais, o que nos remete a uma necessidade de diagnosticar as necessidades do grupo e encontrar caminhos que atenda a todos para que de forma uniforme consigam alcançar os objetivos definidos. Portanto uma das importâncias de planejar as atividades é areflexão buscando meios de agir de forma coerente sem nos prender, essa razão, o planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos detidamente sobre o ruma que devemos dar ano nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade. A ação de planejar é uma atividade consciente de previsão das ações docentes,...
tracking img