Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões ópticas.
“Op-art” é um termo que provém do inglês (optical art), em português, “arte óptica”.Os principais artistas deste movimento são Alexander Calder e Victor Vassarely.
Op-art é um movimento artístico que combina figuras geométricas, sobretudo em preto e branco, causando a noção demovimento na tela. Quando o observador da tela muda de ponto de observação, há a impressão que o traço da obra sofre transformações.
Esta arte amadureceu durante profundas pesquisas relacionadas asensações ópticas na década de 60. A primeira exposição de telas pertencentes a este movimento ocorreu em 1965, a The Responsive Eye.
Alexander Calder – (1898 – 1976) – Suas primeiras telas eram movidasmanualmente pelo observador, mas depois percebeu que se mantivesse as formas suspensas, as mesmas se movimentariam pela ação do ar.
Victor Vassarely – Criador da plástica cinética. Realizou telascompostas por diferentes figuras geométricas, em diversas cores, que provocam sensações de velocidade e dinamismo.
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo usode ilusões ópticas.
A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída,simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.
Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando sãoobservados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.
Apesar de ter ganho força na metade da década de 1950, a Op Art passou por um desenvolvimentorelativamente lento. Ela não tem o ímpeto atual e o apelo emocional da Pop Art; em comparação, parece excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades. Por outro...
tracking img