Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A DISCALCULIA

Neste texto vemos claramente que os problemas de aprendizagem devido à é causada por distúrbio do sistema nervoso central provocando dificuldades de aprendizagem de matemática.
Existem casos em que criança consegue resolver cálculo, mas não se sai bem quando se trata de raciocínio, outros, a criança tem dificuldade em lembrar o que lhe foi dito, dificuldade na resolução deproblemas matemáticos quando lhe são ditados.
Outros exemplos de distúrbio de discalculia se tratam de pessoas que tem dificuldade motora para escrever os sinais matemáticos (letras e números), tendo que optar por outras formas de ensinar os conceitos matemáticos as crianças.
Percebe-se que crianças com discalculia conseguem ler as palavras e resolver os problemas matemáticos se lhe for apontadosqual o principio aritmético a se utilizado (soma, subtração, divisão e adição) , mas sozinhos ele não consegue identificar qual deverá usar.

O cérebro e a Matemática
A matemática para muitas crianças ainda é um bicho de sete cabeças.

Muitos não compreendem os problemas que a professora passa no quadro e fica muito tempo tentando entender se é para somar, diminuir ou multiplicar; nãoconseguem sequer ler e entender o que o problema está pedindo. Alguns, em particular, não entendem os sinais, muito menos as expressões. Contas? Só nos dedos e olhe lá.

Em muitos casos o problema não está na criança, mas no professor que elabora problemas com enunciados inadequados para a idade cognitiva da criança, no entanto, em outros casos a dificuldade pode ser realmente da criança e trata-sede um distúrbio e não de preguiça como pensam muitos pais e professores desinformados.

Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas.
De acordo com muitos pesquisadores e terapeutas o que as crianças apresentam é desordens e fracassos em aritmética, e existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem:

* Distúrbios de memória auditiva: A criançanão consegue ouvir os enunciados que lhes são passados oralmente, portanto, não conseguem guardar os fatos, isto lhe incapacitaria para resolver os problemas matemáticos ou problemas de reorganização auditiva: a criança reconhece o número quando ouve, mas tem dificuldade de lembrar-se do número com rapidez.
* Distúrbios de leitura: Os dislexos e outras crianças com distúrbios de leituraapresentam dificuldade em ler o enunciado do problema, mas podem fazer cálculos quando o problema é lido em voz alta, vale lembrar que os dislexos podem ser excelentes matemáticos, tendo habilidade de visualização em três dimensões, que as ajudam a assimilar conceitos, podendo resolver cálculos mentalmente mesmo sem decompor o cálculo. Podem até apresentar dificuldade na leitura do problema, mas não naresolução do mesmo.
* Distúrbios de percepção visual: a criança pode trocar 6 por 9, ou 3 por 8 ou 2 por 5 por exemplo. Por não conseguirem lembrarem da aparência elas têm dificuldade em realizar cálculos.
* Distúrbios de escrita: Crianças com disgrafia têm dificuldade de escrever letras e números, estes problemas dificultam a aprendizagem da matemática, mas a discalculia impede a criançade compreender os processos matemáticos.

A discalculia é um dos transtornos de aprendizagem que mais causa a dificuldade na matemática.
Este transtorno não é causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, nem por má escolarização, por isso é importante não confundir a discalculia com os fatores citados acima.
O portador de discalculia comete erros diversos na soluçãode problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.
Ela é classificada em seis subtipos, podendo ocorrer em combinações diferentes e com outros transtornos:

1. Discalculia Verbal - dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações.
2. Discalculia Practognóstica - dificuldade...
tracking img