Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA

Série: 3º ano
Conteúdo: Leitura
Carga Horária: 100 minutos.
Professores: Jefferson Roberto Grego
Introdução
Leitor critico é aquele que, além de decodificar o texto, encontrar os sentidos das palavras, encontra também o sentido de cada pausa, do silêncio, da pontuação e etc.
Leitor crítico é aquele que, diante de qualquer texto, verbal ou não, se coloca numa posturade análise ativa, onde o texto age sobre o leitor e leitor age no texto, não analisando só o texto, mas também: quem fala, para quem fala, qual o contexto e momento histórico em que se foi dito, onde circula, qual sua finalidade, etc. assim este leitor é aquele que a partir do texto abordado cria um ou vários novos sentidos, avalia o que lhe é relevante, elabora suas próprias conclusões,tornando-se capaz de construir através de todos estes elementos seu próprio novo texto.
Motivação
Sabemos que o ambiente mais propício para desenvolver a leitura é a escola, que tem como papel fundamental desenvolver, por meio de uma aula interacionista que priorize o conhecimento prévio e de mundo do estudante, um aluno crítico, capaz de compreender e interpretar o mundo que o cerca. No entanto, elanão está cumprindo esse papel com eficiência e ao invés de investir no desenvolvimento do sujeito, trabalha apenas com a sua formação. Esse fato é muito visível na abordagem da leitura. Os professores trabalham apenas com uma de suas fases, a decodificação, que não extrapola o nível do texto, e deixam de lado a busca pelo sentido. Com isso, elaboramos uma aula interacionista que procura abordar oprocesso de leitura, por meio de diferentes gêneros textuais.
Objetivo Geral
Fazer com que o aluno desenvolva seus conhecimentos acerca dos processos que envolvem a leitura, a interpretação de textos e produção textual.

Objetivos Específicos
• Desenvolver uma aula interacionista que parta dos conhecimentos implícitos dos alunos sobre leitura;
• Levar o aluno a compreender e aprimorar osprocessos que envolvem a leitura;
• Propor atividades que estimulem o aluno a percorrer as fases do processo de leitura, reconhecendo as etapas percorridas;
• Avaliar os novos conhecimentos e estimular a produção textual a partir de exercícios propostos.

Metodologia
O conteúdo será apresentado em duas aulas. A primeira aula trará a discussão sobre o que eles conhecem a respeito da historia de“Chapeuzinho Vermelho” durante os primeiros 30 minutos, após isso uma leitura do conto original.
Chapeuzinho Vermelho (Versão original)
Por Hukazu em Textos em 19-07-2008
Era uma vez...

Uma garotinha que tinha que levar pão e leite para sua avó. Enquanto caminhava alegremente pela floresta, um lobo apareceu e perguntou-lhe aonde ia.

À casa da vovó - respondeu ela prontamente.

O Lobomuito esperto, chegou primeiro à casa, matou a vovó, colocou seu sangue numa garrafa, fatiou sua carne num prato, comeu e bebeu satisfatoriamente, guardou as sobras na despensa, colocou sua camisola e esperou na cama.
Toc. Toc. Toc. Soou a porta.

Entre, minha querida - disse o lobo.
Eu trouxe o pão e o leite para a senhora, vovó - respondeu Chapeuzinho Vermelho.
Entre minha querida. E coma algo,tem carne e vinho na despensa - disse o lobo.

A Menina comeu o que lhe foi oferecido, e enquanto comia o gato de sua avó a observava aos murmúrios:

"Meretriz! Então, comes a carne e bebes o sangue de tua avó com gosto. Ata teu destino ao dela."

Então o Lobo disse:

Dispa-se e venha para cama comigo
O que faço com meu vestido? - questionou Chapeuzinho.
Jogue na lareira. Não precisarámais disso - respondeu o lobo.

E para cada peça de roupa que a garota retirava, corpete, anágua, meias, a garota refazia a mesma pergunta, e o lobo respondia:

"Jogue na lareira. Não precisará mais disso"

Então a garota deitou-se ao lado do lobo, e ao sentir o toque do pelo roçar em seu corpo disse:

Como a senhora é peluda vovó – exclamou Chapeuzinho
É para te esquentar, minha...
tracking img