Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÀTICA DOCENTE

Aluna: Ana Marina Guisantes Jones Pereira
R.A.: 0960805

Realizei o Estágio Supervisionado III na Escola Municipal Prefeito Dr. Othon Mader, com sede à Rua Londrina, nº 950, Vila Santo Antonio, PontaGrossa – PR, CEP: 84.053-320. As observações foram feitas na sala do 3º Ano, turma A, do Ensino Fundamental, prof. Josiane Gonçalves Dias Machado, tendo 24 (vinte e quatro) alunos, nos dias: 22 (vinte e dois-2ª feira); 24 (vinte e quatro-4ª feira); 26 (vinte e seis-6ª feira); 29 (vinte e nove-2ª feira); 30 (trinta-3ª feira); 31 (trinta e um-4ª feira) /10/2012 e nos dias 01(um-5ª feira); 05 (cinco-2ªfeira) /11/2012.
Os alunos entram em filas separadas, meninos e meninas e sentam em carteiras individuais dispostas em filas. A professora inicia a aula recolhendo as atividades que foram levadas para casa no dia anterior, faz a chamada e vai até o quadro e escreve: nome da escola, dia, mês, ano e o dia da semana. Inicia a aula escolhendo 02 (dois) alunos por sorteio para serem osauxiliares do dia, eles entregam as folhas contendo as atividades a serem realizadas aos outros alunos.
No primeiro dia de observação, 22/10/2012 a professora colocou os alunos de dois em dois, um que está alfabetizado com outro que ainda não consegue ler. Foi feita no quadro a correção da tarefa, poucos alunos haviam feito e a professora disse que são sempre os mesmos que não fazem as tarefas emcasa. As atividades foram: cruzada de multiplicação, percorrendo a trilha com multiplicações e somas. Explicou sobre o dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo e sêxtuplo; unidades de milhar, centena e dezena, no quadro. Entregou folhas com atividades para levarem para casa.
No segundo dia de observação, 24/10/2012 a professora dividiu a sala em dois grupos, o grupo um realizou as tarefas do diaanterior e o grupo dois utilizou o livro de Matemática para lembrarem a tabuada do dois ao seis e efetuarem as multiplicações que ela passou no quadro. A classe tem seis alunos retidos e eles foram fazer reforço de leitura com a professora auxiliar. A professora escreveu no quadro várias operações de divisão e subtração, explicou aos alunos e eles realizaram as operações no caderno. Auxiliei seisalunos na realização das atividades. Poucos alunos conseguem realizar as operações de multiplicações e divisões com dois números.
No terceiro dia de observação, 26/10/2012, a professora iniciou a aula com a leitura do livro de português – “Dormir fora de casa”, e um aluno continuava a leitura, depois outro, ela auxiliava falando sobre a pontuação. Poucos alunos leem corretamente. Auxiliei aprofessora com a confecção de tiras em cartolina com as sílabas “cha”, “nho”, “lha” e “lho” para formar palavras com essas terminações e após frases. Fiquei com seis alunos que apresentam dificuldades em formar as palavras e frases. Foram entregues duas folhas com as atividades para levarem para casa.
No quarto dia de observação, 29/10/2012, fiquei com dois alunos na sala de aula e osoutros foram para a aula de Educação Física, eles ficaram para completarem as respostas da avaliação feita em setembro/2012. Auxiliei os alunos na realização das operações de soma, subtração e multiplicação e a operação de divisão não conseguem fazer. Após o recreio, a classe foi dividida em dois grupos- os que leem e os que têm dificuldades com a leitura. Auxiliei os alunos do grupo com dificuldadesna leitura e na formação de frases. Foi feita a correção das atividades que haviam levado para casa no dia anterior.
No quinto dia de observação, 30/10/2012 a aula iniciou com os alunos falando a tabuada do nº 2 e os que acertavam ganhavam uma estrela ao lado do nome; os alunos que sabiam a tabuada dos outros números iam falando e ganhando mais uma estrela. A turma ficou muito animada e...
tracking img