Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado será um plano de aula, para a educação infantil, pois é importante para a realização de uma boa aula, utilizando com propriedade os instrumentos próprios para a construção do conhecimento na sala de aula, demonstrando a informação a ser apresentada aos alunos. Com os objetivos educacionais, conteúdos, procedimentos e recursos de ensino, estaremos aptos adesenvolver uma aula.


CONCEITO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O público alvo escolhido foi o maternal I, período integral do Cemei “Paulo Freire”, crianças com 2 anos de idade, na sala são 15 alunos, contendo espaço apropriado para dormir, brincar, interagir um com os outros (aluno/professor, aluno/aluno, aluno/espaço).Os recursos de ensinos disponibilizados, são os cartazes(chamada, calendário, boasmaneiras, tempo, fotos, e aniversariantes) tintas, lápis, jogos, brinquedos ,livros, filmes e fantoches. Os pais ou responsáveis são participativos, acompanham diariamente através das agendas, participando das reuniões e buscando-os.
Trabalharemos com o tema identidade, pelo fato que estão na fase da descoberta, O objetivo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossaatividade. Por tanto os objetivos educacionais são os resultados desejados e previstos, para a ação educativa. Com isso o nosso objetivo educacional da aula, é que os estudantes serão capazes de identificar a si próprio, reconhecendo que não sãos iguais aos outros, sabendo que menino é diferente de menina, descobrir com quem se parece mais, pai ou mãe. Identificar também o corpo físico (olhos,nariz, boca, cabelo) tendo capacidade de saber os tipos de cor, formatos e tamanhos. Trabalhando com a literatura, escolhemos o livro “Maria-vai-com-as-outras”, pois o livro abrange o objetivo.
O conteúdo pode referir-se aos conhecimentos, atitudes e hábitos. Os conteúdos de Ensino serão adequados ao nível de desenvolvimento do aluno e de suas estruturas cognitivas, respeitando o grau de maturidadeintelectual. Há dois tipos de critérios para a seleção de conteúdos, o programa escolar oficial, que é o guia oficial seguido pelo estado ou munícipio, e o programa pessoal de cada professor, que é o plano de aula. A organização dos conteúdos é feito em dois planos, temporal que dispões os conteúdos ao longo das series, e o plano da mesma serie, fazendo uma relação de uma área com a outra. Aorganização dos conteúdos deve orientar-se por três critérios: continuidade, sequência e integração.
A função dos procedimentos de ensino-aprendizagem é facilitar o entendimento do aluno pelo professor, usando o método de ensino adequado aos objetivos propostos pelo processo educacional. Os métodos ativos subdividem- se em três modalidades: Individualizantes, socializantes, e sócioindividualizantes.O Individualizante é o mais antigo e tradicional, sendo ainda utilizados nos vários níveis de ensino, pois o aluno estuda um conteúdo tendo por base um roteiro formulado pelo professor, tendo três etapas básicas na abordagem do assunto: a observação, a associação, e a expressão. Mas nós escolhemos os outros dois métodos; o sócioindividualizados, propondo a observação e a descoberta, exigindo doaluno, a pensar, observa experimentar, desenvolvendo sua capacidade e o socializante, com o uso de jogos, trabalhando a coordenação motora, afetiva, cognitivas e sociais, motivando o aluno na aprendizagem.
Há três tipos de recursos classificados em: visual que apela apenas para a visão, auditivos que se dirigi apenas a audição e audiovisual propriamente dito que reúne os outros dois. O recursoescolhido foi o visual por ter variedades de materiais para trabalhar com os alunos, sendo o quadro de giz, gravuras e fotografias, cartazes entre outros, optamos pelas gravuras, estimulando-os a observa e identificar os elementos principais.
A avaliação é a forma de refletir a atitude do professor em sua interação com a classe, bem com suas relações com os alunos, sendo um processo de coleta e...
tracking img