Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Cultural São Paulo

• Historico
O Centro Cultural São Paulo mais conhecido como Centro Cultural Vergueiro ou é uma instituição pública subordinada à Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo que reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos,curso Centro Cultural São Paulo foi idealizado na década de 1970 e construído em terreno disponibilizado pelas desapropriações ocorridas pela chegada do metrô aos arredores.
Na administração de Miguel Colasuonno prefeito de 1973 a 1975, foi idealizado um projeto de urbanização para a região onde estavam incluída uma grande biblioteca pública, hotéis, um shopping Center e edifícios deescritórios. No entanto, com a mudança de governo o projeto foi alterado restando apenas a intenção de se construir a biblioteca, que abrigaria a ampliação da Biblioteca Mário de Andrade.
Os arquitetos Eurico Prado Lopes e Luiz Telles venceram a concorrência pública aberta em 1976, no entanto, mais uma mudança de governo, em 1979 alteraria o destino do terreno: Reynaldo de Barros considerou a obra grandedemais para abrigar somente uma biblioteca e pediu adaptações no projeto para que este tivesse um programa similar ao centro Georges Pompidou, inaugurado em 1977, em Paris. Mário Chamie, secretário de cultura considerou a localização a ideal para abrigar este centro cultural desejado, por ser uma região central e integrada ao sistema de transporte público (com ligação direta com o metrô) de SãoPaulo, através da Estação Vergueiro, inaugurada em 1975.
O projeto que, inicialmente seria uma biblioteca, passou a considerar, além da biblioteca, um teatro, salas de cinema, espaço para exibições de música, ateliês e espaços para exposições. O início da construção se deu em 1978 os diversos, teatros e cinema.

Inaugurado em 1982, o centro Cultural de são Paulo e muito mais que um promotor deeventos. Alem dos espetáculos de teatro, dança e musica, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos que oferece, o CCSP também e ponto de encontro publico com artistas, educadores, pesquisadores e todos os que estão envolvidos diretamente na produção artística e cultural urbana de São Paulo. Uma reunião de publicos diversos que geram uma freqüência media de duasmil visitas por dia. Uma relação de multilinguagem e interdisciplinar que constitui o que o CCSP e verdadeiramente.
Localização geográfica

Localizado em ponto estratégico da cidade, atravessando entre a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de Maio, próximo a Avenida Paulista e junto a duas estações de metro.

Rua Vergueiro, 1000
CEP 01504 – 000
Paraíso São Paulo SP
Telefone (11) 3397 – 4002ccsp@prefeitura.sp.gov.br
WWW.centrocultural.sp.gov.br

• Objetivos

O Centro Cultural São Paulo tem por objetivo promover evento, alem dos espetáculos de teatro, dança e musica, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos que oferece, o CCSP também e ponto de encontro do publico com artistas, educadores, pesquisadores e todos os que estão envolvidosdiretamente na produção artística e cultural urbana de São Paulo. Uma reunião de públicos diversos, que geram uma freqüência media de duas mil visitas por dia. Uma relação de multilinguagem e interdisciplinar que constitui o que o Centro Cultural São Paulo e verdadeiramente.

• Acervo permanente

Com mais de um milhão de itens museologicos tombados, o Centro Cultural São Paulo também ereferencia em conservação e restauração de acervos. A coleção de Arte da Cidade de São Paulo, formada por obras do período colonial, do século 19, alem de importantes pecas modernistas e contemporâneas e arte postal, e mantida pelo CCSP, bem como os registros da Missão de Pesquisas Folclóricas, trabalho idealizado e capitaneado por Mario de Andrade na década de 1930. Milhares de melodias, fotografias,...
tracking img