Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
POVOADO RAMAL DO ABUD-S/N


plano de ensino
Educação infantil(1° e 2º periodo)
Profª: Marizelia dielle de freitas
Glaudiane duarte silva
plano de ensino
Educação infantil(1° e 2º periodo)
Profª: Marizelia dielle de freitas
Glaudiane duarte silva

Bacabeira-Ma
2012
Sumário
Apresentação 3
1. ÁREA – LINGUAGEM 4
 OBJETIVO GERAL4
 OBJETIVOS ESPECIFICOS 4
 CONTEÚDOS 4
 METODOLOGIA 5
2. ÁREA - MATEMÁTICA 6
 OBJETIVOS: 6
 OBJETIVO ESPECIFICO 6
 CONTEÚDO 6
 METODOLOGIA 7
3. ÁREA - NATUREZA E SOCIEDADE 8
 OBJETIVOS 8
 CONTEÚDO 8
 METODOLOGIA 10
4. ÁREA - MOVIMENTO 10
 OBJETIVOS: 10
 CONTEÚDO 11
METODOLOGIA 11
5. ÁREA – MÚSICA 12
 OBJETIVOS 12
 CONTEÚDO 13
METODOLOGIA 13
6. ÁREA: ARTES 14
 OBJETIVO 14
 CONTEUDO 14
 METODOLOGIA 15
RECURSOS 15
AVALIAÇÃO 17
REFERÊNCIA

APRESENTAÇÃO

Mais um ano letivo inicia-se, trazendo novos desafios que nortearão nossa prática docente. Desse modo, com o intuito de auxiliar o planejamento de nossas ações didático-pedagógicas, a curto, médio e longo prazo, apresentamos os Plano de Cursodo 1º ao 2º período da Educação Infantil.
Ressaltamos que este plano é anual, não dispondo, portanto, de uma divisão bimestral dos conteúdos, visto tratar-se, como o próprio nome diz, de um plano, e não de um planejamento. Dessa forma, caberá a nós professores, após o período de conhecimento de nosso grupo-classe, o que compreende os diferentes procedimentos diagnósticos, estudar este plano e asorientações didáticas que o precedem, a fim de construir, com autonomia, o melhor percurso pedagógico junto aos nossos alunos, ou seja, elaborar o “planejamento” propriamente dito.
Os conteúdos apresentam-se divididos por área de conhecimento o que, no entanto, não invalida a abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula. Resguardadas as especificidades de cada área do conhecimento, oque, em sua maioria, constrói-se por meio dos conteúdos conceituais, é por intermédio da aprendizagem dos outros conteúdos – os procedimentais e os atitudinais – que a interdisciplinaridade ocorre. Certos procedimentos também se aplicam com exclusividade a uma disciplina, porém, em sua maioria, assim como as atitudes a serem desenvolvidas pelas crianças, esses perpassam todas as áreas doconhecimento, em maior ou menor escala, durante certa etapa de sua aprendizagem. É nesse sentido, portanto que o planejamento deve se orientar, buscando garantir a construção dos saberes próprios de cada disciplina, concomitantemente à dos que se apreendem de uma forma transversal.
Importa dizer que, ao falarmos dos conceitos mais específicos de cada area, não estamos dizendo que o vínculo entre essessaberes não possa ser estabelecido, até porque ele existe naturalmente nos conhecimentos instituídos, mas sim que há conceitos próprios de Línguagem oral e escrita, os quais não dizem respeito à Matemática e vice-versa. Portanto, não é necessário “forçar” tal aproximação, criando situações de aprendizagem vazias de significado. Por outro lado, há conceitos que pertencem a mais de uma área,demandando, assim, que sejam construídos interdisciplinarmente.

1. ÁREA – LINGUAGEM
* OBJETIVO GERAL
Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido, estimulando o interesse pela descoberta do código escrito no meio em que vive.
* OBJETIVOS ESPECIFICOS
* Ampliação do vocabulário
* Aprimorar a coordenação motora grossa e fina naprodução gráfica;
* Dominar a linguagem como meio de comunicação;
* Reconhecer a escrita de vogais como instrumentos de comunicação;
* Estimular a leitura por meio do lúdico, advinhas, trava língua, poemas, etc;
* Identificar a inicial do nome e de seus colegas
* Desenvolver a habilidade de identificar e traçar corretamente as letras e números.
* Aumento da racionalidade...
tracking img