Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O conceito de saúde depende da condição social, econômica, política e cultural, ou seja, a idéia de saúde não é a mesma para todas as pessoas. (Scliar-2007).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como um completo estado de bem estar físico, mental e social e não simplesmente ausência de doença.

Essa definição de saúde não permite nenhuma variação nos grausde bem-estar ou doença. Por outro lado o conceito contínuo de saúde-doença possibilita maior faixa ou descrever o estado de saúde de uma pessoa, o que facilita a visualização do indivíduo como possuidor ao mesmo tempo de graus de saúde-doença. (Bruner e Sudart,2005).

Em 1986 lideres de vários países reuniram-se em Ottwa-Canadá, na 1º Conferencia Internacional sobre Promoção de Saúde, onde foramformulados e discutidos alguns pressupostos sobre saúde, esse encontro marcou o inicio de grandes mudanças no âmbito da saúde pública. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de vida. (Ottawa, 1986)

A carta de Ottawa preconiza que alguns fatores serão influenciadores do processo de saúde, entre eles são considerados os fatores; políticos, econômicos, sociais,culturais, ambientais, comportamentais e biológicos, sendo que estes podem tanto favorecer como prejudicar a saúde. (Ottawa, 1986).
Segundo a constituição Brasileira de 1988 saúde é um direito de todos e o dever do estado mediante ações de políticas publicas, visando a minimização ou eliminação do risco de doenças ou outros agravos. Sendo oferecidas de forma integral e universal para todos osusuários. (Brasil, 1988, art. 196).
A atua constituição brasileira amplia o conceito de saúde considerando-a um resultado de vários fatores e condicionantes, como alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, lazer, acesso a bens e serviços essências. (Ministério da Saúde,2009).
Neste artigo pretende-se fazer uma analise entre os conceitos de saúde aoslongos dos anos e como estes influenciaram a mudança nos paradigmas dos profissionais da saúde.

A partir do estudo da Historia da Saúde brasileira, e possível compreender que ao longo dos anos, a saúde era um privilegio de poucos, tinham direitos a esse beneficio os assalariados sindicalizados, pois estes pagavam pelos serviços médicos e de hospitalização, as demais classes contavam com a ajudafilantrópica.

Em 1988 a Carta Magna, institui a criação de um modelo de saúde que visa uma assistência integral, igualitária e universal. Cria-se então o Sistema Único de Saúde-SUSSUS, que só a partir de 1996 fica claro quais as suas atribuições, com as formulações das normas operacionais.

O SUS vem para o povo brasileiro como uma solução para os problemas de saúde que até então eramignorados pelas ordens políticas. Os movimentos pró-SUS ganha cada vez mais adeptos e é reforçado pelas Conferencias de Saúde (MS, 2006). Com o novo modelo de assistência as implicações da bioética, além de inúmeros estudos voltados a assistência holística do paciente, os profissionais elencados para atuarem na saúde pública, precisam voltar sua atenção para as variáveis que colocam o individuo em umestado de morbidade.
Algumas ações que visem esse novo enfoque abordarão nesse artigo em tópicos.


Educação em Saúde

a atenção à saúde no Brasil tem investido na formulação, implementação e concretização de políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde. Há, pois, um grande esforço na construção de um modelo de atenção à saúde que priorize ações de melhoria da qualidade de vida dossujeitos e (MS, 2006).
Desde a criação do SUS esforços são envidados a fim de tornar seus princípios realidade. Equidade, Integralidade, Universalidade, Descentralização, Resolutividade, Regionalização, Hierarquização e Participação popular. Aos poucos percebemos uma melhora significativa do atendimento do SUS, porém há ainda um longo caminho a percorrer a fim de que os princípios do SUS se...
tracking img