Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.
Este trabalho irá aprentar um plano de aula elaborado para 7° série do ensino fundamental e tem como tema principal: O trabalho escravo, irá tambem nos mostrar sobre a importância do planejamento.


































Tema: Trabalho escravo.

Iremos discutir em sala de aula o que é trabalho dando ênfase para o trabalhoforçado, que conhecemos como trabalho escravo, como surgiu o trabalho escravo, quais seriam as maneiras de trabalho escravos presentes na atualidade e em nosso país, apresentar de forma geral todo o contexto e as formas de trabalho escravo existente desde os primórdios.
Trabalho poderia ser considerado todo esforço intelectual ou manual que se tem para suprir uma necessidade própria, mas quandoessa necessidade vem de um homem que explora outros homens para atender seus ideais e não respeita ao menos suas necessidades básicas, impondo-os um trabalho forçado, e não atendendo nem no mínimo seus direitos humanos, é considerado um trabalho escravo.


Conteúdo especifico.
- O que é trabalho e trabalho escravo?
- A origem do trabalho escravo.
- As formas de trabalho escravo na época domercantilismo.
- A presença do trabalho escravo no Brasil.
- A exploração do homem na revolução industrial.
- A presença do trabalho escravo na atualidade.

O tema será trabalhado durante o período de 8 aulas sendo elaborado para 6° série do ensino fundamental.

Aula 1 : Na primeira aula apresentaremos a discussão aos alunos sobre o que seria uma forma de trabalho e depois fazemos que osmesmo reflitam sobre o que seria um trabalho escravo e o que daria direito de uma pessoa a se impor sobre a outra, e como uma pessoa se submeteria a tais situações.

Aula 2 : Já na segunda aula iremos ler o livro didático sobre as diversas formas de escravidão já existente no passado, desde os primórdios da civilização. Mostrando para eles que as primeiras formas de escravidão teriam se dadoatravés das guerras, assim o povo vencedor teria o domínio do perdedor e os submetendo a posição de escravo e fazendo com que trabalhassem para eles.

Aula 3 : Dando continuidade e seguindo o livro didático continuaremos a ler sobre as diversas formas de escravidão na antiguidade, a escravidão foi utilizada entre os egípcios, assírios, hebreus, gregos e romanos.

Aula 4 : Demonstrando ainda a variasformas de escravidão na antiguidade, falaremos sobre a escravidão na Grécia em Atenas aonde a escravidão era imposta através de guerras, já em Esparta o regime escravista era guiado pelo estado e nenhum homem poderia ser considerado dono de outro. Em Roma os escravos também tiveram o seu papel na sociedade romana, servindo como mão de obra e não tendo nenhum direito a exercer nenhum serviçopublico. Depois será proposto uma atividade em sala de aula, com perguntas sobre a distinção da escravidão em cada sociedade.

Aula 5 : Explicando sobre o mercantilismo, regime no qual era dado ênfase para acumulação de moedas e riquezas, aonde o homem exerceu sua maior ação exploratória sobre outro homem, através das grandes navegações aonde os europeus colonizavam o novo mundo e usavam como mão deobra escrava em suas colônias os negros africanos.

Aula 6 : No brasil a primeira forma de escravidão que se teve foi a indígena, mas não deu certo. Negros africanos eram trazidos ao Brasil através de navios negreiros com condições de vida desumanas e sendo sujeitados a todo tipo de experiência sendo tratado pior que um animal, chegando ao Brasil para que servissem como mão de obra naslavouras e engenhos. Depois comentar sobre a abolição da escravatura e fazer com que os alunos reflitam sobre se ainda há formas de trabalhos escravos no Brasil. Demonstrar fotos das condições de vida do escravo no Brasil através dos livros didáticos.

Aula 7 : A escravidão foi ao longo do tempo sendo considerada uma forma de trabalho que agride a dignidade do homem e todos seus direitos e apesar...
tracking img