Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de aula


Instituição: Instituto Educacional Sapatinho de Cristal
Educadora: Lara Cristina das Dores Silva de Jesus
Disciplina :
Matemática: Quantidade, sequência, números, formas.
Linguagem oral e escrita: 1º letra do nome, rimas, trabalhar as sílabas do inicio do nome das frutas, cantar.
Natureza e Sociedade: Pirâmide alimentar, sentido (tato), trabalhar uma boa alimentação.Artes:Mural, desenho, música.
Idade: 4 anos
Tema: Alimentação

Objetivos:
· reconhecer e diferenciar os alimentos ( frutas e verduras).
· brincar e cantar com rimas.
· conhecer os hábitos alimentares da família.
· trabalhar cores, formas, tamanhos e texturas.
· identificar números, ordem e quantidade.
· estimular o paladar.
· trabalhar a 1º letra do nome das crianças relacionando a 1º letrado nome de cada fruta e verdura.

Metodologia da ação Pedagógica: Esta aula será desenvolvida em uma Instituição de educação infantil, com crianças de 4 anos, usando os seguintes materiais:
DVD do ¨Palavra Cantada, revistas e jornais para recortes, materiais para confeccionar o mural( tnt, papeis coloridos), figuras de alimentos para montar a pirâmide alimentar, folhas para desenhos, papelduro para confeccionar o quebra-cabeça, uma caixa de sapato decorada ( para caixa surpresa).

1º momento: Em uma rodinha começar uma conversa informal sobre a importância da alimentação para a nossa saúde.Fazer perguntas como: O que vocês costumam comer em Aassistir ao DVD ¨Sopa¨do Palavra Cantada.

2º momento: Depois de assistir ao DVD, propor as crianças de procurarem em revistas e jornais osalimentos que elas mais gostam de comer e confeccionar um mural trabalhando o valor nutritivo de cada alimento. Apresentar as crianças uma pirâmide alimentar e explorar com elas cada parte da pirâmide e falar sobre a importância de uma alimentação saudável. pedir que elas façam desenhos das frutas e verduras citadas na música.

3º momento: Confeccionar um quebra-cabeça ( de uma ponta a figura dafruta ou verdura, na outra o nome destacando a 1º letra). Planejar atividades que a criança ligue a quantidade de fruta com o número correspondente. Trabalhar as rimas da música e enviar uma atividade com uma pirâmide alimentar para as crianças explorarem com a família ( nessa atividade deve haver uma explicação simples de acordo com a linguagem da criança).Confeccionar uma¨ caixa surpresa ¨onde acriança identifique a fruta , sua textura e tamanho pelo tato.

Culminância: A família deve enviar uma fruta para a escola, onde a professora preparará uma salada de fruta para toda a turma.

Avaliação: Analisar se houve aumento na utilização e consumo de frutas pelas as crianças, observar se os alunos ampliaram seus conhecimentos lógicos- matemáticos, avaliar se aprofudaram sua compreensãoda linguagem oral e escrita e se houve envolvimento na realização, socialização das pesquisas.



A interdiciplinaridade, como questão gnosiológica,surgiu no final do século passado, pela necessidade de dar uma resposta à fragmentação causada por uma epistemologia de cunho positivista. As ciências haviam-se dividido em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, umdiálogo entre elas, embora não resgatasse ainda a unidade e a totalidade do saber.
Desde então, o conceito de interdisciplinaridade vem se desenvolvendo também nas ciências da educação. Elas aparecem com clareza em 1912 com a fundação do Instituto Jean-Jacques Rousseau, em Genebra, por Edward Claparède, mestre de Piaget. Toda uma discussão foi travada sobre a relação entre as ciências mães e asciências aplicadas à educação: por exemplo, a sociologia (da educação), a psicologia (da educação) etc. e noções correlatas foram surgindo, como interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Parecer CEB/CNB no 15/98, instituídas pela Resolução n° 4/98, entre outras disposições, determinam que os currículos se...
tracking img