Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

Disciplina: LIBRAS


Evandro Rogério Evangelista Ribeiro


Americana / SP
2011

INTRODUÇAO

“Nas próximas páginas apresentaremos a atividade” DESAFIO DE APRENDIZAGEM”, da Disciplina de Libras, tendo como tema: Ciências: o corpo humano (parte física do corpo) sob orientação a professora EAD Ma. JóriaPessoa de Oliveia Silva e a professora tutora presencial Isabel Cristina Biondo Morette.
O Desafio de aprendizagem a ser desenvolvido, é um Planejamento de Aula, para saber elaborar um plano de aula, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa às concepções teóricas que sustentam suas atividades docentes. Importante não éestabelecer um roteiro / modelo padrão de plano, mas o registro dos aspectos que orientam o professor para estruturar a prática. O estabelecimento de modelos pode burocratizar o planejamento e restringir as possibilidades de auto-organização do professor na elaboração do plano, além de elaborar o plano, o professor deve levar em consideração a relação entre suas intenções e o modo como os alunos aspercebem, pois às vezes são necessários pequenos ajustes em qualquer dos elementos do plano para uma boa condução da aula.
Um plano de aula tem sempre sua origem num projeto pedagógico institucional que dinamiza as direções do ensino, detalhadas num plano de curso e de unidade. É uma previsão de atividades vinculadas a um plano de ensino mais amplo.
O plano de aula é uma ferramenta muito importantepara o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação.
É preciso entender que avaliar não é sinônimo de prova nem de grau. É diagnosticar se a aprendizagem ocorreu ou não e explicitar ações para continuidade ou reorientação do processo de ensino.
Todoplano de aula, além de ser um guia, traz implícitas questões pessoais do professor comprometido com sua tarefa e com seus alunos: por que faço o que faço ao ensinar?
O que é uma aula: espaço de parceria ou de resistência? Como mobilizar o aluno para aprender? Como verificar se o aluno aprendeu?

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIADESAFIO DE APRENDIZAGEM - 2º SEMESTRE
DISCPLINA DE: LIBRAS
Nome: EVANDRO ROGÉRIO EVANGELISTA RIBEIRO RA:25437


PLANEJAMENTO DE AULA

Público – Alvo: Ensino Fundamental- I - 2ª ano das séries iniciais – da rede municipal
Perfil da turma para qual a aula será preparada: 50% da turma têm dificuldade em saber definir corretamente seus membros.
Número de alunos que compõe a turma. 25alunos. Sendo 24 alunos ouvintes e 1 aluno inclusão(surdo) na sala e um professor interlocutor
Organização da Sala.
Como são as carteiras dos alunos? Proporcionam a interação aluno/professor, professor aluno/ aluno e aluno/ espaço?
A sala terá as carteiras aromadas, ou seja, organizada no formato de meia lua, facilitando o ensino aprendizagem, onde o professor e os alunos terão uma visãoproporcional à interação de professor/aluno e aluno/aluno e o espaço para dinamizar a socialização da sala.

Que recursos de ensino estão disponibilizados na sala de aula:
Professor, aluno, quadro de giz, carteiras, lápis, caderno, livros didáticos, borracha, textos informativos, lápis de cor, e outros recursos.

Considerando o espaço físico da sala, os alunos podem ser organizados em gruposou duplas.
Os alunos podem trabalhar dinâmica de grupo e de socialização, criando neles um espírito de equipe, facilitando o convívio social.

Acesso dos alunos a jornais, revistas, livros, cinema e teatro (descrever se os alunos têm acesso aos itens descritos). Os alunos têm acesso aos recursos materiais como, jornais, revistas, livros didáticos, livros diversos, e a biblioteca publica do...
tracking img