Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Prática

Curso: Licenciatura em História

Disciplina: Patrimônio Cultural: Técnicas de Arquivamento e Introdução à Museologia

Título do Projeto: “A Educação Patrimonial comoInstrumento de Preservação do Patrimônio Cultural”

Aluno: Tatiane Silva Santos

Sítio do Mandú

O Sítio do Mandú é retrato de casa bandeirista de fazenda do século XVII, tem como peculiaridade ovestígio de piso assoalhado. Possui dois alpendres - varandas, na parte frontal e posterior da casa. Característica na disposição de seus cômodos, a capela  e quartos de hóspede nos alpendres não têmacesso interno à casa. Tombamento pelo IPHAN em 12/01/1961, com inscrição n.332 no Livro Histórico. Situado na cidade de Cotia-SP, não se sabe ao certo a data exata da construção, mas credita-se como umaconstrução tardia, do final do século XVI ou início do XVII; os assoalhos dos aposentos internos denotam um refinamento não existente anteriormente.

Ainda que não se conheça sua origem, sabe-seque os potentados em arcos constituídos no entorno da Vila de Piratininga tinham como objetivo a ocupação do território, a produção rural, e a segurança das vias de acesso à cidade. O Sítio do Mandúencontra-se próximo ao ponto da antiga fundação do município, no Caiapiá, e provavelmente serviu como descanso para os viajantes, na maioria bandeirantes, que usavam o local como parada estratégica pararecompor suas energias e retomar a viagem. Eles passavam pela região, acessando antigas trilhas indígenas, em direção ao sul do país e interior, em sua busca de riquezas como índios e reservasminerais de ouro, prata e diamantes.
A palavra “mandú” deriva do tupi, Mandu’aha, e significa “carga ambulante”. O terreno é composto por uma casa de estilo colonial, com quatro quartos e dois alpendres Umna frente, fazendo parte da área social, e outro atrás para serviços domésticos.
O Sítio do Mandú visa mostrar o estilo das casas de fazenda do século XVII, como:
1. Um quarto de hóspedes à...
tracking img