Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensino Religioso
A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

VIOLÊNCIA GERADORA DE INSEGURANÇA

Oração Inicial

Dinâmica inicial – Tempestade mental
Formar grupos, ou duplas e entregar tiras com as seguintes palavras

Discutir nos grupos ou em duplas o significado de cada palavra. Escrever no caderno as conclusões e apresentar aos colegas.

O (a) catequista apresenta:

► O tema: Fraternidade eSegurança Pública
► O lema: A Paz é fruto da Justiça

Comparar o que foi apresentado com o tema e o lema.

Apresentar a figura abaixo. Observar bem. O que ela tem a ver com a CF deste ano?

[pic]

Qual vai ser o objetivo do estudo da CF neste encontro?
Motivar o catequizando para a reflexão sobre sua responsabilidade pessoal diante do problema da violência e da promoção da cultura da paz.

☺Preparar um cartaz com o seguinte objetivo
Qual minha responsabilidade diante do problema da violência? O que posso fazer para
promover a cultura da paz?

☺ Analisar com os catequizandos as palavras RESPONSABILIDADE PESSOAL, PROBLEMA DA VIOLÊNCIA, CULTURA DA PAZ.

☺ Anotar as conclusões no caderno, ou caso a catequese seja na comunidade, anotar num local bem visível, onde osencontros são realizados.

Vendo a realidade – violência em nosso cotidiano

Em nossa sociedade temos dois tipos de violência: A física e a simbólica.

A violência física
● Espalhe no chão ou em uma mesa cenas de violência física e peça aos catequizandos que as observem e façam uma análise.
Ex: [pic]

● Após analisar com o grupo a (as) figures, desenvolvendo a leitura de imagem, defina comeles o que é a violência física.
● Questiona-los se:
Na escola onde eles estudam, existe violência física. Quais são os sinais desse tipo de violência que eles percebem.
Na escola eles já viram ou viveram formas de violência?
● O grupo já ouviu falar sobre Bulling? É uma forma de violência física ou mental praticada por uma pessoa ou grupo contra outro que não consegue se defendersozinho. Pode acontecer em diversos ambientes, mas é mais frequente no ambiente escolar. É um problema antigo, como os apelidos agressivos, as brincadeiras de mau gosto, sem graça, capazes de ofender o outro.
● A violência no trânsito, com o aumento de veículos nas vias públicas, a ausência de um controle mais eficaz por parte do poder público, ocasiona muitas mortes bem como situações de invalidez.VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
Esse tipo de violência muitas vezes não é percebido com clareza no meio em que vivemos. Ela acontece a partir de situações, constrangimentos, chantagens, toda uma cultura de medo...
● Na relação familiar, muitas vezes a violência se apresenta de diversas formas: brigas entre casais, excesso de punição física ou simbólica, alcoolismo e dependência química, maus tratos, etc..● A violência transmitida pelos Meios de Comunicação Social quando pela falta de ética, expressam valores que favorecem a criação de uma mentalidade violenta.
● O uso indevido da internet também pode acabar gerando a violência simbólica, um exemplo disso são as redes de “amigos”como o Orkut, onde vemos inúmeros casos de agressões verbais, que atuam direta ou indiretamente na mente dosadolescentes.
● A discriminação e as diferenças sociais que revelam a presença do racismo em nossas realidades provocando dificuldades de convivência com o diferente.
● O meio ambiente tem sido alvo da violência das pessoas. A poluição dos rios, a depredação da natureza, a contaminação do ar são fatos resultantes da ação predatória dos seres humanos.

Observe as figuras abaixo (anexo)
[pic]

► Dasfiguras acima, quais que você mais ouve falar na TV, rádio ou lê em jornais e revistas?

JULGANDO A REALIDADE – ILUMINAÇÃO BÍBLICA E O QUE DIZ A IGREJA EM SEUS DOCUMENTOS.

A Igreja nos orienta, dizendo que para ser discípulos de Jesus precisamos nos colocar a CAMINHO aprendendo com o MESTRE. Nossos Bispos, na reunião em Aparecida (SP) em 2007, nos ensinam: “...a alegria do discípulo é...
tracking img