Plano de aula vulcão terremote e tsunami

921 palavras 4 páginas
Plano de aula: Terremoto, Tsunami e Vulcão

Faixa etária: 5°ano
Tempo estimado: 30 dias
Objetivos:
Relacionar os tsunamis com os terremotos.
Entender o que é um terremoto e como ocorre.
Entender o que é um vulcão, porque entra em erupção.
Pesquisar as regiões que tem vulcões.
Pesquisar informações com base na leitura de textos informativos.
Elaborar registros informativos.

Conteúdos:
Placas tectônicas.
Tsunami
Escalas Richter
Analisar origens e repercussões de terremotos e tsunamis no Japão Escuta e produção oral.
Leitura

1° aula:
Iniciar a aula perguntando aos alunos se já sentiram o chão tremer, não precisa ser necessariamente um terremoto. Pode ser em um estádio – durante um jogo ou um show – em uma festa ou mesmo parado no transito sobre uma ponte.
Qual é a sensação que tiveram? O tremor chega a causar medo? Parece que a estrutura vai desabar ou cair? Pergunte, também, como se sente uma pessoa durante um terremoto.
Quando os alunos terminarem de responder estas questões, leia com eles o artigo “No terremoto e fora de casa”, publicado na revista VEJA e pergunte: eles voltariam para o hotel após o tremor?
Em seguida explique o porque ocorrem os terremotos.
Explique que, mesmo estando localizado sobre o centro de uma placa tectônica, o Brasil não está imune a terremotos. Eles são menos frequentes, mas ocorrem. Conte aos alunos que, em 1955, por exemplo, terremotos de 6,6 pontos na escala Richter atingiram o Mato Grosso e o Espírito Santo e, em 2007, aconteceu em Itacarambi, Minas Gerais, um terremoto que causou a morte de uma menina de 5 anos e deixou mais de 70 famílias desabrigadas.

2°aula:
Colocar o problema: Como medir um terremoto? O que pode ser medido? Enquanto a turma responde, vá organizando as sugestões no quadro em duas categorias: a partir dos estragos causados e a partir da energia envolvida.
Após anotar as respostas, comente com os alunos que, de fato, as duas escalas mais utilizadas têm esses dois critérios: a

Relacionados