Plano de aula, tradicinal x perpectiva histórico-crítica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA (MODELO TRADICIONAL)

Data: maio de 2012. Matéria – Ciências. Assunto – Os diferentes tipos de alimentos, suas características específicas e o modo como elas interagem com o organismo humano. Duração – 40 minutos.

Objetivos:

a) ampliar o conhecimento da criança quanto à diversidade dos alimentos; b) levar o aluno a reconhecer e consumir alimentos que contribuam para aregulação e manutenção do seu corpo e também a evitar alimentos que prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Motivação: recapitulação da aula anterior.

Material: cópia da conhecida pirâmide alimentar para facilitar o registro do conteúdo no caderno; quadro-negro.

Desenvolvimento da matéria:

1) PREPARAÇÃO. Iniciarei com uma exposição recapitulando o importante papel da alimentação na vidahumana e o papel de destaque que o alimento possui na produção cultural. Depois de recordar o funcionamento básico do sistema digestório e sua integração com o resto do corpo humano é hora de iniciar o tema central da aula.

2) APRESENTAÇAO. Explicarei a organização dos alimentos na pirâmide alimentar, e os diferentes grupos que a compõe. Depois de explicar as especificidades de cada grupoalimentar, associarei as quantidades recomentadas de ingestão diária aos tipos de alimentos que fazem parte da pirâmide.

3) ASSOCIAÇÃO. Relacionarei o assunto agora estudado com os estudos anteriores referentes à alimentação.

4) GENERALIZAÇÃO. Nessa etapa estabelecerei um pensamento que em linhas gerais englobe o tema central da aula e os subtemas que foram aparecendo durante o seudesenvolvimento. Uma rápida revisão dos assuntos, estabelecidos agora na realidade vivida pelos alunos cotidianamente, encerra a discussão e leva até a prática.

5) APLICAÇÃO (Fixação). Exercícios no caderno.

5.1) De acordo com a pirâmide alimentar, relacione o alimento a sua classificação estudada:

Cereais Carnes Frutas Açucares

. . . .

. . . .

Energéticos extras Reguladores EnergéticosConstrutores

5.2) Cite cinco alimentos classificados entre os construtores. Resp.: ____________________________________________

5.3) Classifique os alimentos de acordo com o que foi estudado em: reguladores; construtores; energéticos e energéticos extras.
5.3.a) Arroz: _____________________ 5.3.b) Peixe: _____________________ 5.3.c) Maçã: _____________________ 5.3.d) Pão: ______________________5.3.e) Alface: ____________________ 5.3.f) Mel: ______________________ 5.3.g) Leite: _____________________ 5.3.h) Mandioca: _________________ 5.3.i) Pimentão: __________________ 5.3.j) Margarina: _________________

PROJETO DE TRABALHO DOCENTE-DISCENTE NA PERSPECTIVA HISTÓRICOCRÍTICA – Alimentos. INSTITUIÇÃO: Escola João da Costa Viana – Ensino Fundamental. DISCIPLINA: Ciências. ANO LETIVO: 2012- Bimestre: 2º – série: 5º ano – Turma: E. PROFESSOR: André Desidério Jacinto.

Proposta de Atividade. 1 – PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO.

1.1)Título da unidade de conteúdo: Alimentos.

Objetivo geral: Conhecer os diversos tipos de alimento e suas características a fim de relacionar o funcionamento corporal com o alimento ingerido. Pensar sobre a importância do alimento na construçãoda sociedade cultural, comercial e industrial.

Tópicos do conteúdo: A) Conteúdo: Classificação dos alimentos quanto à sua origem. -Objetivo específico: Identificar os diversos tipos de alimentos e suas características alimentares. B) Conteúdo: Classificação dos alimentos quanto a sua capacidade de interação com o organismo humano. -Objetivo específico: Aprender sobre as transformações químicas efísicas no corpo humano depois da ingestão de determinados alimentos. C) Conteúdo: Alimentos e cultura. -Objetivo específico: Estudar os alimentos durante o processo de construção e manutenção da cultura em diversos grupos étnicos. D) Conteúdo: Obtenção de alimentos. -Objetivo específico: Pensar no processo de obtenção dos alimentos e o processo industrial aplicado em vários deles.

1.2)...
tracking img