Plano de aula > Tema: Romantismo no Brasil > A Poesia Romântica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Romantismo no Brasil > A Poesia Romântica
Plano de aula:
Elaboração do plano de aula para alunos do 2º ano do Ensino Médio.
Carga horária: 4 aulas (50min)
1. Tema: Romantismo no Brasil > A Poesia Romântica

2. Conteúdo e pré-requisitos
2.1Textos literários:
a) “Poema Para que vim eu ao mundo” (Retirado do livro, “Suspiros Poéticos e Saudades” de Gonçalves de Magalhães).
b)Material de apoio com alguns poemas de estruturas diversas: “EU VI UMA ROSA” de Manoel bandeira; “O SEU SANTO NOME” de Carlos Drummond de Andrade ; “SURPRESA” de Cecília Meireles; “COLAR DE CAROLINA” de Cecília Meireles; “ANDORINHA” de Manoel Bandeira; “TANTO NO MEU ESTADO ME ACHO INCERTO” de Camões.
2.2 Textos teóricos de apoio:
a) Material sobre a “abordagem dos níveis/estratos para leitura depoemas”
b) Material explicativo sobre “Os processos intensificadores: reiteração, anáfora...”
Obs.: Recomenda-se aos alunos a leitura prévia dos textos teóricos de apoio, visto que alguns de seus conceitos serão abordados, oportunamente, no decorrer da aula. Com isso o aluno não fica “raso” em relação a romances e poesias, ampliando sua capacidade de entendimento e argumentação.
3. Objetivos:3.1Objetivo Geral: Compreender o que foi o Romantismo no Brasil, mais especificamente em relação à poesia romântica, com base nas analises e discussões em grupo.
3.2 Objetivos específicos:
Analisar os elementos da poesia, tais como: Nível gráfico; Nível fonético; Nível morfossintático; Nível semântico.
Estudar o poema “Para que vim eu ao mundo”de Gonçalves de Magalhães e suas relações com ocontexto histórico-cultural da época relacionando com o contexto histórico-cultural atual, utilizando os níveis para a analise poética.
4) Procedimentos metodológicos:
a) Falar, brevemente, sobre o contexto histórico, social e cultural do Brasil a partir do século XVIII ate o inicio do seculo XIX.
b) Dialogar sobre como se deu o romantismo no Brasil e o surgimento da poesia romântica.
c)Partindo das definições sobre o gênero Poesia, discutir sobre o poema “Para que vim eu ao mundo”, levando em consideração os elementos basicos para a análise de poesias, tais como: Nível gráfico; Nível fonético; Nível morfossintático; Nível semântico, atentando especialmente para a significação do poema, o que ele representa.
d) Fazer a comparação dos dados obtidos nos passos “a”, “b”, “c”, de maneiraa conhecer os mecanismos de produção de sentido utilizados pelo escritor, que tornam possível o entendimento do poema, tanto no século XVIII quanto no século XX.
5) Recursos Didáticos: Projetor multimídia; Quadro negro; Giz; Textos teóricos e literários xerocopiados.
6) Metodologia de avaliação:
A avaliação será com base na analise do poema “Para que vim eu ao mundo”. Esta analise sera feitaem grupos de 3 alunos levando em consideração os 4 niveis para a leitura de poemas e para tanto terão de realizar a analise por meio de um texto dissertativo, considerando o modo como estão inter-relacionados o tema, os aspectos graficos, sonoros e as fuguras de linguagem e de sintaxe na construção dos sentidos
7: Bibliografia:
MAGALHAES, D.G; 1836. Suspiros Poéticos e Saudades, On-line.Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/suspiros_poeticos.pdf. Acesso em: 22 set. 2013.
Romantismo no Brasil, On-line. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil. Acesso em: 22 set. 2013.
Material xerocopiado sobre a “abordagem dos níveis/estratos para leitura de poemas”
Material explicativo xerocopiado sobre “Os processos intensificadores:reiteração, anáfora...”
Detalhes de como seria a organização do tempo dentro dessas 4 aulas de 50 minutos cada:
A 1º aula seria para introduzir o romantismo no Brasil e colocar a poesia romântica, falar dos autores do estilo da época ate chegar ao Gonçalves de Magalhães e colocar o poema que será trabalhado. (pedir para que já venham com a leitura do poema e dos textos teóricos)
Na 2º aula entraria...
tracking img