Plano de aula_solo_6ºano

1193 palavras 5 páginas
PLANO DE CIÊNCIAS - 6ºANO SOLOS
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas que existem diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:- Aula interativa;- Uso do Laboratório de Informática;- Desenvolvimento de um Experimento.Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais elencados no item “Recursos Complementares” necessários para a realização do experimento. Motivação:
Sugerimos que o professor inicie a aula dizendo aos alunos que tudo o que existe na natureza é alvo de estudos do homem, pelo fato de que tudo o que existe nela exerce influência de alguma forma em sua vida, como é o caso dos solos - tema destas aulas.
O professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem qual a importância que o solo tem para a vida deles. Após ouvir a opinião dos alunos, sugerimos que o professor apresente a reportagem (conforme link abaixo) aos alunos, para que possam perceber a importância que o solo tem na vida do ser humano. Com esta reportagem, os alunos poderão perceber que o tipo de solo exerce influência importante e, pode até mesmo causar desastres como no exemplo da reportagem. O texto traz informações sobre um determinado estado do Brasil (Santa Catarina), fato este que faz com que a aula seja interdisciplinar, uma vez que o professor pode levar à sala de aula mapas, entre outros materiais para que os alunos tenham subsídios para o trabalho com a disciplina de geografia, por exemplo. http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3358903-EI8139,00.html Orientações:
Dois (2) dias antecedentes a efetuação destas aulas o professor

Relacionados