Plano de aula preconceito racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Revolta da Chibata


A Revolta da Chibata foi um movimento de militares da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se desenrolou de 22 a 27 denovembro de 1910 na Bahia de Guanabara no Rio de Janeiro, na época era a capital do país, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto.















Na ocasião, mais de dois milmarinheiros rebelaram-se contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos como punição, ameaçando bombardear a cidade. Durante os seis dias do motim seis oficiais foram mortos, entre eles ocomandante do Encouraçado Minas Gerais, João Batista das Neves.
Marcada para dez dias depois da posse do Presidente Hermes da Fonseca, o que precipitou o ápice da revolta acabou sendo a punição aplicada aomarinheiro Marcelino Rodrigues Menezes do Encouraçado Minas Gerais. Por ter trazido cachaça para bordo e, em seguida, ter ferido com uma navalha o cabo que o denunciou, foi punido, não com as vinte ecinco chibatadas máximas regulamentares, e sim com duzentos e cinqüenta, na presença da tropa formada ao som de tambores, no dia seguinte à posse do presidente, dia 16 de Novembro.
O exagero dessapunição, considerada desumana, provocou uma indignação da tripulação muito superior à que já vinham sentindo durante a conspiração da revolta. Na ocasião, mais de dois mil marinheiros rebelou-secontra a aplicação de castigos físicos a eles impostos como punição, ameaçando bombardear a cidade.
Na noite de 22 de novembro de 1910, dia em que o marechal Hermes da Fonseca completava sua primeirasemana como presidente da República, teve início no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, a chamada Revolta da Chibata. Protagonizado por marinheiros da Armada brasileira, o movimento defendia, entreoutras coisas, o fim dos castigos físicos aplicados aos graduados da Marinha, como a chibatada, por exemplo.
Os castigos, suspensos pela Armada logo após a Proclamação da República, foram retomados...
tracking img