Plano de aula para pessoas com sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Trabalhar com Massinha de modelar em sala de aula?
25 de outubro de 2012por Leila Grillo postado em Dicas
 
O trabalho com massinha de modelar é riquíssimo, pois permite uma gama significativa de abstrações, assimilações e construções do conhecimento pela criança, principalmente do conhecimento lógico-matemático. Para o professor a vantagem é a possibilidade de realizar importantesdiagnósticos e interferências para um melhor desenvolvimento infantil enquanto as crianças estão (para elas) “brincando”.
 
As formas de trabalhar são varias e, de acordo com sua intenção (professor) pode ser “livre” ou dirigida.
 
1-MANIPULAÇÃO LIVRE:
A criança recebe a massinha e brinca livremente sem nenhum tipo de recomendação. Podemos observar seus interesses temáticos, capacidades criativas,conhecimentos já construídos.
 
2- MANIPULAÇÃO COM FORMAS DE PLÁSTICO
Muito interessante, pois permite que a criança seja desafiada com os encaixes e desencaixes de massinha dentro das forminhas sem saída livre, o desenformar de figuras vazadas.
A comparação de formas construídas iguais e diferentes pela forma, pela cor e tamanho.
 
 
3-PALITOS DE PICOLÉ
São ótimos principalmente para otrabalho com quantidades. Pedimos que enrole a massa e depois divida em tantos pedacinhos quanto a quantidade de crianças presentes na sala no dia, por exemplo, ou alguma quantidade que seja significativa no dia. Podem ser realizadas somas, divisões e subtrações através de histórias com massinha.
O ato de enrolar bolinhas, ovinhos, cobrinhas também é bem rico para esta atividade.
 
 
5-MODELAGEMDIRIGIDA
Ideal para confecção de figuras de temas que estão sendo trabalhados no dia a dia, como: projetos, modelagens de animais, corpo humano, elementos da natureza etc.
 
 
Como fazer:
-Entregar uma cor e uma quantidade necessária para a modelagem de cada parte da figura: para a cabeça uma pequenina porção rosa claro e pedir que façam uma bolinha, depois apertem para virar uma bolachinha eem seguida colocar sobre o papel; para o tronco ou camisa a mesma coisa;
-Para membros ou partes duplas entregar uma porção minúscula e pedir que façam uma cobrinha e dividam em duas partes para os braços; fazer o mesmo com olhos, orelhas, pernas ou calças, sapatos etc
É importante que cada cor e que cada parte seja orientada separadamente, uma de cada vez como se o todo estivesse sendodesenhado para que a figura fique legível.
As cores de roupas, cabelos podem ser escolhidas pelas crianças, mas o professor precisa dar uma quantidade pequena, o suficiente para cada parte, caso a criança precise de mais um pouco avalie se ela distribuiu corretamente a massa, se é possível dividir novamente ou se é melhor entregar-lhe mais massa.
Acompanhe no “aprender sem complicar” as dicas detrabalhos com massinha na OFICINA DE MODELAGEM.
Abaixo, as massas de modelar Mape

Sindrome de Down - Sugestões para crianças de 2 à 5 anos

Nesta fase da vida, surge a função simbólica, que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação. Neste momento, a criança passa a ser capaz de construir a imagem mental de um objeto, mesmo que ele não esteja mais lá.

Nesta fase também, acriança passa a explorar e conhecer outros ambientes, que vão além do familiar. Ela começa a se socializar, poderá ir à escola ou creche e o aprendizado toma outra forma. É importante que, nesta fase, comece a se dar limites para a criança, pois ela já consegue esperar por determinada situação. Os conceitos de tempo e espaço passam a fazer mais sentido.

Pode-se ainda estimular a criança a expressarsuas necessidades, construir brincadeiras e ter acesso a brinquedos que a ajudem a entender melhor o mundo. Sua independência e autonomia começam a se desenhar nessa fase e são fundamentais para o futuro, quando ela estiver na escola, e na adolescência.

Também nessa fase, ela começa a aprender noções de higiene. A idade varia, mas vale começar a ensinar a criança a usar o banheiro. Mas,...
tracking img