PLANO DE AULA PARA DEFICIENTE VISUAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

ANO: 2014
ATIVIDADE: Plano de Aula para alfabetizar deficiente visual
A pessoa com deficiência visual necessita de métodos diferenciados de aprendizagem para a leitura e escrita logo parainseri-la nesse processo foram desenvolvidos no decorrer da história meios para proporcionar as interações de aprendizado. 
A inclusão de pessoas com deficiência visual teve inicio a partir do século XVI,pois foi a partir desse momento que houve a preocupação social de inserir esses alunos no contexto escolar. A história da deficiência visual na humanidade é comum a todos os povos e foi evoluindoconforme as crenças, valores culturais, concepção de homem e transformações sociais que ocorreram nos diferentes momentos históricos. Sendo assim as necessidades de inserção dos portadores de deficiênciavisual no âmbito escolar ocorreram de formas variadas.
Foi o médico italiano Girolínea Carduno que primeiro testou a possibilidade de algum aprendizado de leitura através do tato. E a partir deentão, as ideias difundidas foram ganhando força até que no século XVIII, surgiu em Paris à primeira escola destinada a preparação de alunos com deficiência visual foi fundada por Valentin Haüy, em 1784,na cidade de Paris, a Instituição Real para Jovens Cegos em Paris (hoje o Instituto Nacional para Jovens Cegos, o INJA). A primeira escola para cegos no Brasil foi o Imperial Instituto dos MeninosCegos, fundado por Dom Pedro II no Rio de Janeiro, hoje o Instituto Benjamin Constant. Em Portugal a primeira instituição de ensino para cegos foi a Associação Promotora dos Ensino Cegos (APEC) queinaugurou sua primeira escola em 1888.
Já no século XIX proliferaram-se na Europa e nos Estados Unidos escolas com a proposta educacional aos moldes daquela criada em Paris. Um novo sistema com caracterese relevo para a escrita e leitura de cegos, que foi desenvolvido por Louis Braille e tomado publico em 1825 e ficou conhecido como sistema Braille. Assim, o processo ensino e aprendizagem das...
tracking img