Plano de aula para berçário

Plano de atividades 2 – Berçário

Data: 16/01/2013

Tema: A casa de todas as cores...

Introdução
Para possibilitar a criança uma aprendizagem prazerosa e significativa deve se levar emconta, além do cuidar, suas especificidades e necessidades. Nessas primeiras semanas de ambientação das crianças na Creche-UFG após o recesso de fim de ano, as crianças podem mais sensíveis, ao e seadaptar ao novo local em que está. Segundo Rapport (2005, p. 11), considera-se o “período de adaptação dos bebês nos seus primeiros dias nas instituições de educação infantil, comprovando-se a grandenecessidade de os educadores organizarem atividades especiais nesse período inicial”.
Levando em conta essas especificidades iremos trabalhar com uma atividade de artes, contando a historia“A casa de todas as cores” (Apêndice 1). As artes em sua amplitude são formas de o ser humano expressar suas emoções, sua cultura. A arte pode ser apresentada de várias formas, pode ser pintura, peçateatral, dança, música dentre inúmeros outros âmbitos dessa manifestação.
“A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo própriode ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formasproduzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.”( PCN, 2001, p.19 )
A arte é um importante meio de se trabalhar a cognição, apreciação imaginação e aindao desenvolvimento de habilidades, colabora também para que a criança possa perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão a sua volta. Se utilizando de todosos sentidos, o que colabora para uma compreensão mais significativa.
Objetivos
* Proporcionar aos bebês a exploração de diversas cores
* Ensinar o gosto por literatura, bem como o...
tracking img