plano de aula nado crawl

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
Disciplina – Atividades Aquáticas
Professor Orientador: Jairo Elísio de Melo
Tema: Aprendizagem do nado crawl e costas
Objetivo Geral: Desenvolver melhordesempenho nas pernadas e braçadas, aperfeiçoando assim o nado completo de crawl e costas.
Data: 07-05-2013

PLANO DE AULA – Nado Crawl
Objetivos: Melhorar o desempenho do aluno em sua execução,coordenação perna/braço com início a respiração frontal. Os exercícios propostos auxiliaram no nado crawl para um melhor desenvolvimento neste nado.
Conteúdo/ Procedimento:
Aquecimento (05minutos)Dentro da piscina, o aluno será instruído a fazer alguns alongamentos, dando ênfases as musculaturas dos braços, pernas, costas e pescoço.
Parte Principal (20 minutos)
1. Segurando na borda dapiscina, na posição de decúbito ventral, bater as pernas, deixando-as estendidas, porém relaxadas. Em seguida, ainda segurando na borda da piscina, realizar respiração frontal juntamente com o batimentode pernas. (4min)
2. Segurando a prancha e com o pullbuoy entre as pernas, trabalhar a pernada. (3min)
3. O aluno deverá atravessar a piscina de um lado para outro, com batimento de pernas e com osbraços estendidos a frente, se houver necessidade realizar respiração frontal. (3min)
4. Com os braços estendidos à frente o aluno realizará a rotação dos braços, acompanhando com batimento de pernasde um lado para o outro da piscina, indo com o braço direito, voltando com o esquerdo. (4min)
5. Da mesma forma com os braços alternados (ora um/ora o outro). (2min)
6. Perna e braço alternadamentecom respiração frontal. (4min)
Parte Final: Volta á calma (5 minutos)
Em forma de tartaruga (pernas e braços encolhidos como de um feto), ver quanto tempo o aluno consegue ficar em apnéia (semrespirar) embaixo d”agua.
Material: 01 prancha
01 pullbuoy
Pessoal envolvido: 01 Aluno



Carga Horária: 05min Aquecimento
20min Parte...