Plano de aula lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A linguagem é muito importante, com ela comunicamos com as pessoas ao nosso redor, a língua portuguesa é a que adotamos para manter contatos com as pessoas.
Tanto a língua oral quanto a escrita éfundamental na vida social de cada cidadão, pois, através dela comunicamos, temos acesso às informações, e transmitimos aquilo que aprendemos.
Através da linguagem a pessoa transmite sua cultura deacordo o que se aprendeu, através da pronuncia, do vocabulário adotado, da entonação e do sotaque, conseguimos saber muito sobre quem está falando, sua idade, sexo, profissão, escolaridade, sua origem,nível socioeconômico e até sua atividade profissional. Com a língua portuguesa aprendemos a falar corretamente, e a pessoa tem um papel melhor na sociedade.
É impossível trabalhar com qualquer tipode língua sem antes se conscientizar da suas variações e multiplicidades de sentidos. Sempre que falamos em Língua Portuguesa, são muitos os comentários a respeito de suas dificuldades quanto ao usodaquilo que se chama norma culta. Mas, a língua é representada pela fala e pela escrita. E dentro deste contexto, tem que levar em conta os diferentes falares que podem variar de uma região para aoutra, das diferentes classes sociais e mesmo das influências de outros povos. Mas apesar desta multiplicidade, é função do professor permitir que o aluno , apesar de sue falar cotidiano, conheça anorma culta padrão de sua língua materna, aplicando-a de acordo com o momento. Sabendo-se que a norma culta e a linguagem coloquial podem conviver de forma harmoniosa desde que se domine a estruturae o funcionamento das duas formas.
Sugestao de atividade para mostrar ao aluno o uso da língua em suas práticas sociais:
Poema de Oswald de Andrade
Vicio na Fala
Para dizerem milho dizem mioPara melhor mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.

Objetivo
-Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo;
-Valorizar...
tracking img