Plano de aula - libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Este trabalho tem por objetivo conhecer a rotina de um ambiente escolar, especificamente
desta escolaridade que inicia-se o Ensino Fundamental das crianças que já tem noção de leitura e escrita, assim como, suas dificuldades e principalmente o comportamento de um deficiente auditivo relacionando-se com o professor e outros alunos.
Esse projeto visa o desenvolvimento de umtrabalho pedagógico e social, procurando entender as dificuldades dos alunos portadores de necessidades especiais ou não, incluindo-o no contexto escolar. A sociedade precisa se conscientizar de que toda criança é capaz de se expressar, aprender, opinar, passando a ser um sujeito crítico sem discriminação.




Desenvolvimento


O professor entra na sala de aula e cumprimenta os alunos,verbalmente e escreve na

Lousa: BOM DIA!

Meu nome é Rosa e hoje vamos fazer um trabalho com vocês sobre o Meio Ambiente, a nossa natureza. E pergunta: Todos sabem o que é natureza? Quem sabe? E o que mais? Muito bem, árvores, plantas, grama, animais, rios, mar, aves, flores, terra, água.
Turminha boa essa hein, fico contente em saber que todos vocês já sabem algumas coisas sobre a natureza, onosso mundo, o meio em que vivemos, o meio ambiente.

E o ar? Faz parte da natureza? Faz parte do meio ambiente? Sim, o ar que nós respiramos, também faz parte da nossa vida não é? Já pensaram o que seria da gente sem o ar? É isso mesmo, podemos morrer. E a água? Será que conseguiríamos viver sem água? Claro que não! Com ela nós fazemos um monte de coisas, quem pode dizer quais são as coisas quefazemos com água? Tomar banho, lavar o rosto, lavar as mãos, escovar os dentes, fazer comida, beber água, lavar o carro, lavar a calçada, molhar as plantas.

O que mais é feito com a água? Sucos, Refrigerantes e outras bebidas né?
Então, vejam como é importante todas essas coisas na nossa vida. Quando vocês tomam um refrigerante, o que fazem com o vasilhame vazio? Jogam fora. Aonde vocês jogam?No lixo, mas tem gente que joga nas ruas, nos rios, nas calçadas, no quintal da casa...
O que seria certo a gente fazer com estes lixos? Colocar nas lixeiras, sacos plásticos, latões para o lixeiro levar, não é assim? Muito bem, as garrafas de vidro, plásticos e latinhas poderiam ser separadas? Quem acha que sim levanta a mão. Como você separaria essas coisas? E as caixinhas de sucos, leite,papelão também separa?

O óleo de cozinha que não serve mais para fritar os alimentos, o que vocês acham?
E as latinhas de coisas que a mamãe prepara na cozinha podem separar também?
Vejam que beleza, tudo pode ser separado: latas, vidros, plásticos, papéis, papelão, roupas velhas, ou usadas podem servir para outras pessoas. E as pilhas, baterias e outros aparelhos eletrônicos, como por exemplo,celulares que não funcionam mais, também podem ser separados.

Prestem atenção que eu vou pedir algumas coisas para vocês trazerem de casa, anotem: todas essas coisas que falamos cada 3 alunos vai trazer uma delas, vamos agora formar grupos de 3 alunos e explicar o que vocês irão trazer, e cada grupo vai escolher um nome para o seu grupo. Por exemplo: Grupo água, Grupo terra, Grupo metal,Grupo Madeira, Grupo Ar, Grupo Vidro e Grupo Plástico, Grupo Papel. E cada Grupo com sua cor, a água é branco, a terra vermelha, o metal cinza, a madeira marrom, o ar azul, o vidro verde, a luz amarelo, o papel laranja e o plástico preto. Anotem no caderno: e também está escrito na lousa:

Latas de refrigerantes, latinhas de molho de tomate, ervilhas, leite condensado, Nescau, creme de leite,garrafas Pet, garrafinhas de água, pilhas, baterias, celulares, caixa de leite ou saquinho de leite, sacos plásticos. E eu vou trazer, água, óleo usado, garrafas
de vidro, terra, copinhos descartáveis, tesoura, revistas, jornais, figuras que tenham tudo o que a gente vai precisar para fazer este trabalho em grupo.
amanhã vamos continuar esta aula. Peçam para alguém da casa ajudar vocês nesta tarefa...
tracking img